Exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci” é sucesso em Ilhabela





A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e em parceria com a Secretaria de Cultura e Fundaci, apresenta desde o dia 7 de julho, a I Mostra Internacional de Arte para o Turismo com a exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci”, no Museu de Arte Waldemar Belisário, localizado no Centro Cultural da Vila – Centro Histórico.

A exposição reproduz 35 importantes invenções do maior gênio renascentista do mundo: Leonardo da Vinci, e já foi apreciada oficialmente por mais de cinco mil pessoas na cidade. Vale destacar que nem todos os visitantes registram a presença, então o número considerado é muito maior.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ricardo Fazzini, a exposição tem sido um sucesso. “Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci tem superado as expectativas. Recentemente, recebemos a visita dos alunos da E. M. Henrique Botelho, de São Sebastião, que se entretiveram com as reproduções. A Mostra está propiciando cultura e principalmente informação, levando em conta que da Vinci era um visionário, um gênio do Renascimento. É importante podermos oferecer essa oportunidade aos moradores e turistas que aqui estão”, explica o secretário.

As invenções de Leonardo da Vinci foram reproduzidas cuidadosamente pela empresa italiana Contemporanea Progetti com o uso de ferramentas e materiais como madeira, bronze, algodão e corda, tudo igual ao período em que o artista viveu. As peças levaram 18 anos para serem confeccionadas e representam as aspirações de da Vinci nas áreas de aviação, automação, armas militares, engenharia e mecânica. Com o retorno às aulas, os alunos da rede municipal de Ilhabela também irão conhecer as invenções.

A exposição tem a curadoria assinada pelo Museu a Céu Aberto e estima-se que já tenha sido vista por mais de cinco milhões de pessoas em cidades como Sidney (Austrália), Pisa (Itália), Roma (Itália), Florença (Itália), Nova Iorque (Estados Unidos), São Paulo, Rio de Janeiro e muitas outras. A mostra é inédita no Litoral Norte, sendo a primeira vez apresentada ao público fora de um grande centro urbano.

A exposição funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h; sexta-feira e sábado das 9h às 22h, e aos domingos, das 14h às 19h. A entrada é gratuita. Visitas de escolas, instituições ou grandes grupos de pessoas precisam ser agendadas pelo telefone (12) 3896-6069 ou diretamente no Museu, que fica no prédio da antiga E. E. Dr.º Gabriel Ribeiro dos Santos.

“Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci” fica em cartaz até o dia 12 de setembro e, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo já estuda a possibilidade para que aconteça também uma exposição com réplicas de esculturas e pinturas de Michelangelo, um dos mais renomados artistas plásticos de todos os tempos.

Com este tipo de atrativo é gerado um vínculo entre a Prefeitura e a rede hoteleira, que criam alternativas para atrair público na baixa temporada e alimenta um mercado pouco explorado na região, o turismo cultural.

Comentários

Postagens mais visitadas