Quatro escolas de Ilhabela terão educação em tempo integral neste ano
Objetivo é chegar a 80% de cobertura da rede pública de ensino da cidade até 2016
Quatro escolas de Ilhabela serão contempladas com educação em tempo integral, ou seja, com atividades oferecidas aos alunos no contraturno escolar. São elas: E.M. Eurípedes da Silva Ferreira, na Barra Velha e a E.M. Maria Thereza de Freitas (São Pedro); E.M. Waldemar Belisário (Itaguaçu) - alunos do 6° e 7° ano; e E.M. José Antônio Verzegnassi (Água Branca) - alunos do 1° ano. As atividades terão início neste ano letivo. O objetivo da Prefeitura de Ilhabela é que até o final de 2016, 80% da rede pública de ensino receba o projeto.
O prefeito da cidade, Antonio Colucci, ressalta a importância de oferecer as atividades. “Construímos o Polo de Educação Integrada de Ilhabela, o PEII, na Barra Velha, que possui campo de futebol, piscina semiolímpica, pista de atletismo e em breve o novo ginásio de esportes. Neste local iniciamos o projeto piloto, oferecendo atividades no contraturno escolar centenas de crianças desde o início do ano. Agora, a partir de 2014, o ensino em tempo integral será ampliado para mais escolas”, comemora Colucci.
A secretária de Educação, professora Lídia Sarmento, também destaca a ampliação do projeto de ensino em tempo integral. “Estamos seguindo uma tendência nacional e mundial. O ensino em tempo integral é implantado em diversos países no mundo. Aos poucos vamos implantar esse método de ensino em todas as escolas de Ilhabela”, explica a secretária municipal de Educação, professora Lídia Sarmento.
A ideia é oferecer atividades pedagógicas, culturais e esportivas no período de aula, que se estende de cinco para, no mínimo, setes horas diárias. Haverá também outras atividades no contra turno escolar. Ainda segundo a secretária, o horário de aula será alterado nas unidade em período integral. “O aluno entrará na escola às 8h e ficará até as 15h30. Nesse período, terá de exercer atividades alternativas, diferenciadas e também obrigatórias, como por exemplo, a aula de informática”, ressalta.
Em 2014, as aulas têm início no dia 5 de fevereiro. Atualmente, Ilhabela conta com aproximadamente 6 mil alunos e 400 professores na rede municipal de ensino. Ao todo são 30 escolas, sendo 22 na área urbana do município e oito nas comunidades tradicionais caiçaras.
Foto: Cláudio Rodrigues/PMI
Comentários
Postar um comentário