Oficina cultural
Obra de Waldemar Belisário é interpretada por alunos de oficina cultural em Ilhabela
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) abriram a exposição dos trabalhos dos alunos da “Oficina Belisário 3D – Outro Olhar”, na noite desta quinta-feira (4/12), na Vila.
As aulas da oficina de escultura em Papel Machê foram ministradas pela professora e artista plástica Débora de Paula num período de dois meses no Galpão das Artes, na Cocaia. As atividades se basearam na releitura das obras do artista Waldemar Belisário.
A presença de Belisário na cidade por diversos anos foi de extrema importância para as artes plásticas no arquipélago. Ele foi o artista plástico pioneiro em retratar a natureza exuberante de Ilhabela com o objetivo de levar à Europa. Chegou ao arquipélago em 1929 e estendeu por vários anos sua estada no município ao se casar com a cantora lírica e pintora Celina Pellizzari, que imprimiu às gerações de alunos a quem lecionou na ilha, o gosto pela arte.
Por meio de Waldemar, a ilha começou a ser conhecida no meio artístico paulistano e, através de Celina, alguns caiçaras começavam a desenvolver suas vocações para a pintura, escultura e música. Assim o município adquiriu, e ainda hoje mantém, nas artes plásticas, uma forte expressão, apresentando diversas tendências e técnicas.
O pintor também empresta seu nome a um dos principais eventos culturais do arquipélago: o Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário que já está em sua 37ª edição.
A mostra “Oficina Belisário 3D – Outro Olhar” prossegue durante todo mês de dezembro para visitação, nos salões de artes na sede da Secretaria da Cultura, à rua Dr. Carvalho, nº 80, na Vila.
Outras Notícias
Oficina de Teatro da Fundaci
Agenda cultural de dezembro
Ponto Mis Ilhabela
Workshop gratuito de teatro
Oficinas culturais
Comentários
Postar um comentário