Estrada dos Castelhanos será interditada hoje e amanhã





A ponte que fica há 2km da guarita do Parque Estadual, sentido Castelhanos, passará por uma reforma
A Estrada dos Castelhanos – que dá acesso à Praia dos Castelhanos, extremo leste do arquipélago - será interditada hoje e amanhã. Segundo a Prefeitura, a interdição será feita por motivos de segurança pelo Parque Estadual de Ilhabela e pela Defesa Civil porque a primeira ponte localizada na estrada (a aproximadamente três quilômetros da portaria do Parque Estadual) passará por uma reforma. Sua estrutura será executada em madeira e a obra já está devidamente autorizada.


De acordo com o chefe da Defesa Civil, Walter Faustino da Silva, a interdição faz parte da segunda etapa do conserto da estrada e está sendo feita através de um convênio da Prefeitura com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “A ponte está velha, serão trocadas todas as madeiras para que fique em perfeitas condições de segurança”, explicou.


Ainda segundo Faustino, a interdição não será total. “Só não vai poder passar carro, porque a ponte será totalmente descoberta. A pé e de bicicleta dá pra passar, acho que de moto também. E caso algum morador precise de ajuda poderá contar com os veículos da Prefeitura também”.
Segundo a Prefeitura, muitos moradores da comunidade tradicional dos Castelhanos utilizam canoas a motor para chegar até o lado da Ilha voltado ao continente, mas alguns utilizam a estrada para se locomover a pé. Atualmente são cerca de 150 moradores na comunidade.
A estrada, que tem 17,2 quilômetros de extensão, é muito utilizada por veículos 4x4, sobretudo jipes de passeio, mas também a utilizam pedestres, ciclistas, motociclistas e cavaleiros.


Obra
O valor total da obra é de R$ 4.321.725,74 e inclui a contenção de encostas, drenagem com linhas de tubos, perenização com solo-brita (terra misturada com pedra brita que depois recebe o rolo compactador).
A primeira parte da obra já foi concluída e executou as melhorias do início da guarita até o cume.
A segunda parte compreende o trecho do cume até a praia.
“A ponte estava com problemas estruturais e estava começando a não oferecer segurança ao veículos devido ao tempo de uso”, informou a Prefeitura.
A segunda parte da obra será iniciada assim que a obra da ponte for concluída, tanto porque será por meio da ponte que as máquinas e equipamentos chegarão ao restante do percurso da estrada.


Castelhanos
Segundo o prefeito Toninho Colucci, o acesso é de grande importância, pois, além de abrigar uma grande comunidade caiçara, a Praia dos Castelhanos é uma das maiores atrações turísticas do município. A obra contemplará inclusive a estrutura do mirante do cume que é ponto de parada para contemplação da paisagem da baía.
Além da beleza natural da região, a Baía dos Castelhanos – maior praia de Ilhabela, com cerca de 1.800 metros de extensão – se tornou famosa por ter ficado marcada como o refúgio de piratas e ponto estratégico de navios negreiros, que ainda traficavam escravos mesmo após a Abolição.


Foto: Josefh Flore/PMI

Comentários

Postagens mais visitadas