Prefeitura promove hoje audiência sobre possível teleférico no Parque das Cachoeiras





A prefeitura está interessada em explorar o potencial turístico do Parque localizado na Água Branca
Thereza Felipelli


Com o intuito de debater a destinação e o uso do Parque das Cachoeiras de Ilhabela, na Água Branca, região central da cidade, a prefeitura realiza hoje, às 19h30, no Centro Comunitário da Barra Velha, uma audiência pública com o tema “Parque das Cachoeiras e Empreendimentos Turísticos”.
Interessada em explorar o local, aproveitando seu potencial turístico, a prefeitura enviou no início deste mês um projeto de lei à Câmara Municipal que, se aprovado, autoriza “delegar, mediante concessão, precedida de licitação, o serviço de transporte público de passageiros do tipo teleférico”.


A audiência de hoje foi marcada no último dia 30 de abril, durante reunião do Conselho de Meio Ambiente, quando o prefeito da ilha, Toninho Colucci, falou sobre a proposta dessa nova atração turística na cidade, no local onde antigamente funcionou a Cesp (Companhia Energética de São Paulo). Segundo ele, um teleférico irá diversificar as opções aos turistas, além de trazer uma paisagem inédita, sobrelevando a ambiência da cidade e ampliando a ótica à fauna existente. “A autorização é o primeiro passo para o desenvolvimento deste projeto, que só se concretizará cumprindo estritamente todas as condições legais, sobretudo as ambientais”, enfatizou o prefeito.


Caso a propositura seja aprovada, o projeto do teleférico será executado sem gerar nenhum custo financeiro ao município visto que toda a estrutura e serviços serão encargos da empresa vencedora do certame licitatório.
As duas primeiras licitações foram canceladas no ano passado, uma por ordem do Ministério Público e outra em razão de questionamentos do Tribunal de Contas do Estado sobre o contrato firmado entre a Prefeitura e a Migliorini Artes, vencedora da primeira licitação.


Projeto
Caso seja aprovado o projeto, a tarifa será de R$ 15 para fazer um percurso de 1.040 metros (ida e volta). Serão construídos dois quiosques de operação do teleférico, que contará com 74 cadeiras duplas. A capacidade de usuários por dia será de 2.486 em dias de pico.
As plataformas de embarque e desembarque ficarão dentro dos limites do Parque das Cachoeiras, ou seja, fora dos limites do Parque Estadual. Também estão fora de Área de Preservação Permanente (APP) dos cursos d’água existentes na área do Parque.


Como o bilhete será para subida e descida, não haverá trânsito de veículos e pessoas na parte superior do Parque. Apenas as pessoas que optarem por visitar também o Parque Estadual permanecerão por um curto período no local, retornando em seguida de teleférico.
O projeto contempla ainda a abertura de uma trilha ao longo de toda a extensão do teleférico para reparos e manutenção do equipamento.


Participe
O Centro Comunitário da Barra Velha fica na Rua Antonio Carlos Ayres da Fé, nº 51, atrás do PEII (Polo de Educação Integrada de Ilhabela).


Foto: Marcelo Dutra/ Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas