Colucci entrega revitalização da Praça da Mangueira no encerramento da Semana do Meio Ambiente
A revitalização promovida pela Prefeitura proporcionou uma série de melhorias na praça
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, entregou oficialmente, na tarde do último domingo, a obra de revitalização da Praça da Mangueira, no Perequê. A solenidade marcou o encerramento das comemorações da Semana do Meio Ambiente.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Nilce Signorini, do chefe de Gabinete Julio Cezar De Tullio, dos secretários municipais Nuno Gallo (Cultura), Oswaldo Rheder (Serviços Municipais), Cristobal Parraga (Meio Ambiente), Harry Finger (Turismo), Lídia Sarmento (Educação), Flávio Miranda (Obras), Danilo Giamondo (Assistência Social) e Sidney Apocalypse (Assuntos Jurídicos), além dos vereadores Luiz Paladino e Sampaio Junior, moradores do bairro e representantes da sociedade civil organizada.
A centenária mangueira é um marco desta praça no bairro Perequê e, por seu grande porte, abriga diversas espécies consideradas ‘hospedeiras’. Uma lei de 1970, de autoria do então prefeito Geraldo Junqueira, declarou a árvore imune ao corte.
A revitalização promovida pela Prefeitura proporcionou uma série de melhorias na praça, entre elas: poda e limpeza da árvore; limpeza do canteiro central que vinha provocando danos às raízes; a transformação do canteiro em banco, com sistema de drenagem para evitar o acúmulo de água e jardim; e ainda iluminação ornamental. “Esta é uma das praças mais frequentadas pela população. Fizemos uma série de melhorias para proporcionar mais conforto para quem a utiliza e, principalmente, a árvore símbolo desta praça recebeu os cuidados necessários”, frisou o prefeito.
O chefe de Gabinete Julio Cezar De Tullio falou dos investimentos da administração municipal em diversos setores. “Esta é mais uma melhoria entregue à comunidade, como tantas outras áreas. É o compromisso com a população”.
O secretário da Cultura, Nuno Gallo, informou que promoverá a partir de agora o projeto “Música na Praça”, reunindo artistas locais. A primeira edição já ocorreu logo após a inauguração. A praça ainda ganhou a arte do mosaico nos bancos, obra da artista plástica de Ilhabela, Ana Canale. Os temas são inspirados na natureza, como peixes e pássaros. A área de estacionamento também passou por reformulação para proporcionar mais segurança no trânsito local.
A Mangueira Centenária
Um painel foi instalado na Praça da Mangueira com informações sobre a história da árvore. Segundo o caiçara Benedito Amaral, 87 anos, a mangueira foi plantada há mais de 200 anos pelos escravos. Em sua infância, a terra ao redor da mangueira pertencia a um homem conhecido como Seu Vieira, um roceiro que plantava cana-de-açúcar e mandioca. Num passado mais recente o lugar se tornou uma praça, circundando a árvore centenária.
A mangueira, assim como outras árvores, tem a propriedade de poder abrigar inúmeras espécies de Epífitas. As epífitas são plantas que vivem sobre outras plantas, fixando-se nos tecidos superficiais dos troncos e galhos para receber luz solar e umidade com mais facilidade do que diretamente no solo.
Dispõem de sistemas específicos para absorver umidade do ar e extrair sua alimentação mineral da poeira que recai sobre si. Suas raízes superficiais não absorvem a seiva da planta hospedeira, não há qualquer relação de parasitismo.
Ou seja, a presença de epífitas não prejudica a árvore ou arbusto onde elas vegetam. Algumas epífitas são as polipodiáceas (fetos ou samambaias); cactáceas (rhipsalis); as bromeliáceas (bromélias ou gravatás) e as orquidáceas (orquídeas).
Foto: Genilson Júnior/PMI
Comentários
Postar um comentário