Programa de Turismo Rural abrange gastronomia e artesanato





Artesanato caiçara integra o roteiro do Turismo Rural de Base Comunitária em Ilhabela
Ilhabela aderiu ao Programa “Turismo Rural de Base Comunitária”. O lançamento foi realizado este mês na Pousada “Praia do Portinho”, no sul do arquipélago, com a presença do prefeito Toninho Colucci, acompanhado do secretário de Turismo e Fomento, Harry Finger. O Turismo Rural de Base Comunitária tem como objetivo consolidar o segmento turístico rural com o fomento de práticas economicamente viáveis, socialmente justas, comprometidas com o desenvolvimento ambiental, com a inclusão social e com a valorização do patrimônio histórico turístico rural.


Em Ilhabela, o foco é a gastronomia caiçara, desde a produção da farinha, a pinga cravo e canela, as receitas à base do palmito juçara, o azul-marinho (peixe com banana verde) e outras receitas a base de banana. Além disso, o programa abrange o artesanato caiçara. “Buscamos estimular novos roteiros. Imagine num dia de chuva na ilha, quando o turista pode, por exemplo, conhecer como são feitas a cachaça e a farinha”, exemplificou o secretário de Turismo. “O turismo é a nossa indústria e sempre buscamos fomentar estas iniciativas. Hoje temos aqui festivais gastronômicos como o do camarão, da sardinha, da tainha. Cada vez mais é preciso o engajamento do trade turístico, do empresariado, dividindo investimentos e ações que estimulem o turismo”.


O lançamento do Turismo Rural de Base Comunitária ainda contou com uma aula-show do Chef Sergio Zocchio, que apresentou uma releitura do prato típico caiçara Azul-Marinho, e a apresentação do projeto “Juçara Maembipe-Ilhabela”, com a degustação de bolos e sucos. A realização do evento teve o apoio do Instituto de Turismo Rural (Idestur) e Abraturr-SP. O encontro também marcou o lançamento em Ilhabela do Guia de Produtos Tradicionais Rurais voltado à Copa de 2014. O guia é dividido em três idiomas: inglês, japonês e português, e tem como função apresentar um pouco de cada região.


Foto: Gustave Gama/PMI

Comentários

Postagens mais visitadas