Prefeito pede ao secretário Estadual do Meio Ambiente atenção e recursos para ações no município
O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas, recebeu o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, na manhã de ontem, em São Paulo para tratar de diferentes temas como o Gerenciamento Costeiro, as obras de manutenção da Estrada dos Castelhanos e recursos financeiros para programas de cunho ambiental.
Colucci solicitou que a secretaria efetue a reorientação dos técnicos do Estado envolvidos no Grupo Setorial de Gerenciamento Costeiro a fim de que fiquem claras as informações quanto ao processo que se encontra inconcluso e passível de mudanças que harmonizem os interesses sociais. O prefeito pediu que sejam feitos estudos e pareceres relativos à Lei Estadual 10.019/1998, acerca das consequências reais das atividades que poderão ser desenvolvidas e proibidas em cada zona ou sub zona criada pelo Grupo Setorial.
O prefeito lembrou que em reunião do Grupo Setorial, realizada no último dia 28 de junho, foi aprovado por ampla maioria de votos o mapa paradigmático terrestre do município. Segundo o prefeito, este mapa representa a realidade das regiões zoneadas com perspectivas de ordenamento espacial do município, inclusive das comunidades tradicionais, contrariando muitas informações que têm sido divulgadas. Toninho Colucci explica que o objetivo é proporcionar o desenvolvimento sustentável no município impedindo justamente o crescimento desordenado e degradante nestes locais.
Outro assunto tratado durante a reunião foi a verba de R$ 500 mil para serem destinados a programas de cunho ambiental inclusive no desenvolvimento e melhoramento do aterro sanitário que além de suas atividades pontuais promove diversas ações como cursos para manejo sustentável e apoio à reciclagem. Na ocasião, o prefeito de Ilhabela ressaltou em sua conversa com o secretário estadual que a prefeitura custeou a análise e o licenciamento das Estações de Tratamento de Esgoto da Praia do Pinto e do Portinho.
Ainda no encontro, Colucci solicitou a autorização para o alargamento de um trecho da Estrada de Castelhanos para a sua manutenção. A estrada vem recebendo obras de melhorias pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), resultado de reivindicação da administração junto ao Governo do Estado, que facilitará sua conservação e garantirá a segurança aos usuários.
A autorização para o alargamento ampliará drenagem de águas pluviais e propiciará maior incidência solar reduzindo a umidade excessiva e dando maior segurança aos veículos que transitam no local.
Comentários
Postar um comentário