Sistema Municipal de Cultura é tema de conferência
A Banda da Guarda Mirim de Ilhabela/Projeto Pequeno Tobias fez a sua aplaudida estreia com instrumentos de sopro e percussão
A III Conferência Municipal de Cultura de Ilhabela foi realizada no Galpão das Artes, com a participação de moradores, agentes culturais, artistas e funcionários municipais do setor, na última semana.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, pela Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ilhabela (Compci).
Para abrir a conferência, as crianças da Guarda Mirim de Ilhabela - Projeto Pequeno Tobias fizeram uma apresentação de flauta doce, seguida da estreia de sua banda, com formação de instrumentos de sopro e percussão.
A presidente do conselho, Tina Bruncek, apresentou o Sistema Nacional de Cultura que institui o processo de promoção conjunta de políticas públicas de cultura pactuadas entre o poder público e a sociedade civil organizada. Houve também uma explanação sobre as últimas ações do Compci.
Os participantes se dividiram em quatro grupos para discussão: “Implementação do Sistema Nacional de Cultura”, “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”, “Cidadania e Direitos Culturais” e “Cultura e Desenvolvimento”. Os presentes ainda elegeram os delegados que representarão o município durante a Conferência Estadual, a ser realizada em setembro, em São Paulo, antecedendo a etapa nacional, em outubro.
Os delegados de Ilhabela são: Rogério Ribeiro de Sá, tendo como suplente o vereador Luizinho Paladino - representando o Poder Público, e Clarissa Mariotti e Juliana Horta – representando a sociedade civil – tendo respectivamente como suplentes Cleber Luiz dos Santos e Adriana Lira.
O secretário de Cultura, Nuno Gallo, parabenizou o trabalho voluntário do Conselho de Políticas Culturais e explicou que o município está à frente do processo.
“Até aqui muitos passos já foram dados. Nossa primeira conferência foi realizada em 2010, a criação do Conselho em 2011, um grande fórum com a participação da comunidade na elaboração das diretrizes e metas do Plano Municipal de Cultura; a segunda conferência, em 2012, com a priorização das propostas e hoje esta conferência”, explicou.
A próxima reunião ordinária do conselho está programada para o dia 29 de agosto e a eleição para a nova diretoria deverá acontecer em setembro.
Foto: Vanessa de Paula/PMI
Comentários
Postar um comentário