Travessia São Sebastião – Ilhabela perde uma balsa
FB-29 veio para dar reforço durante temporada de julho e semana da Vela e agora volta para Santos/Guarujá
Thereza Felipelli
A travessia São Sebastião-Ilhabela contará com menos uma balsa a partirda próxima semana. Segundo a empresa Desenvolvimento Rodoviário S/A, a FB-29, uma das quatro balsas que vem realizando a travessia, pertencente à frota de Santos/Guarujá, volta a sua cidade de origem nos próximos dias. A embarcação foi remanejada temporariamente para a travessia no Litoral Norte para atender à demanda da temporada de férias de julho e da Semana de Vela de Ilhabela.
De acordo com o Dersa, fora de temporada não há necessidade de mais de três balsas operando aqui e a FB-29 só operava nos finais de semana, quando havia maior número de carros atravessando.
A travessia São Sebastião/Ilhabela possui uma frota de seis embarcações (FB-11, FB-18, FB-20, FB-25, FB-30 e FB-Valda II), sendo que três (FB-25, FB-Valda II e FB-30) estão operantes e as restantes passam por reforma e modernização. As três embarcações que estão em operação possuem, juntas, capacidade para transportar cerca de 500 veículos por hora. Até o final do ano a travessia estará operando com as seis embarcações.
Paralisação
A Dersa informa que, excepcionalmente no dia 6 de agosto, da 0h às 8h, o serviço de travessia litorânea entre São Sebastião e Ilhabela será interrompido em decorrência da instalação de uma nova plataforma de embarque no atracadouro de São Sebastião. Segundo a empresa, a paralisação é necessária para que a instalação do flutuante, do tipo trapezoidal, seja realizada de forma segura aos usuários e aos agentes envolvidos na operação. O serviço será restabelecido após a finalização do trabalho. A companhia pede desculpas pelos transtornos causados e lembra que esta é uma situação excepcional para o aumento da capacidade operacional da travessia e não está relacionada com o ocorrido na semana passada, quando as balsas ficaram paralisadas por praticamente um dia inteiro por falta de condições marítimas para tal.
Na ocasião, por causa da ressaca do mar, o piso do flutuante usado para a atracação em Ilhabela foi coberto pelas águas, que foram retiradas por bombas. Para este flutuante, não há previsão de intervenções.
Durante o período de paralisação, uma lancha de passageiros estará disponível para atender uma eventual situação de emergência.
Informações
Os usuários podem obter informações sobre a normalização do serviço por meio dotelefone 0800 77 33 711 ou do Twitter - @Travessiasdersa.
Foto: Jorge Mesquita/ IL
Comentários
Postar um comentário