Ventos de 52km/h paralisam balsa por cerca de 2 horas





Segundo Cptec, ventos foram pontuais e não previstos e mau tempo só deve chegar à região a partir de segunda-feira
Thereza Felipelli


Apesar de no site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de PesquisasEspeciais (Cptec/Inpe) constar a informação de que ontem o dia deveria ter sido de predomínio de sol e ventos de no máximo 12km/h na região, ventos de 28 nós (equivalentes a cerca de 52 km/h) em um dia nublado e com muita garoa paralisaram a travessia das balsas São Sebastião – Ilhabela das 12h às 14h15. Por normas de segurança da Marinha do Brasil, só é permitido navegar com velocidade de vento de até 21 nós.
A travessia já havia sido paralisada horas antes, das 0h às 6h, para substituição do atracadouro flutuante em São Sebastião. Essa paralisação foi informada através da imprensa previamente e ocorreria das 0h às 8h, tendo, segundo o Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, corrido tudo melhor que o previsto, portanto.
Segundo o meteorologista Fábio Rocha, do Cptec/Inpe, não havia nenhuma informação que justificasse o ocorrido.


“Uma frente fria passou em alto mar no domingo, causando uma ressaca no Litoral Norte de São Paulo e Rio de Janeiro. Tem uma área de baixa pressão em alto mar ainda não formada também, mas esse caso deve ter sido algo pontual”, comentou ele, que ainda informou que hoje e quinta-feira haverá sol com nebulosidade em toda a região. “Na sexta-feira o tempo melhora e a temperatura sobe”, disse ele, que garantiu que a possibilidade de chuva ocorre somente a partir de segunda-feira. “Antes disso não deve chover”, destacou.
Segundo informações do site do Cptec, hoje e amanhã a temperatura varia entre 12 e 28°. Sexta deverá ser um dia muito ensolarado, com a temperatura máxima alcançando 30°. Sábado e domingo terá períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens e máxima de até 33°.


Fotos: Jorge Mesquita/ IL

Comentários

Postagens mais visitadas