Ventos fortes voltam a paralisar travessia no Canal durante horas





Velocidade dos ventos chegaram a 81km/h; Defesa Civil de São Sebastião recolheu usuários da balsa ao Teatro Municipal
Thereza Felipelli


Ventos fortes voltaram a paralisar a travessia São Sebastião – Ilhabela. As balsas pararam de operar às 22h35 de terça-feira, voltando às 0h15 de ontem, parando novamente às 5h20, retornando às 8h15 e parando às 10h25, sem previsão de retorno, devido a grande oscilação da velocidade dos ventos, que chegaram a 44 nós, ou cerca de 81 km/h, segundo o chefe da Defesa Civil de São Sebastião, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão.
Segundo o Dersa Desenvolvimento Rodoviário, a paralisação é necessária sempre que os ventos ultrapassam 21 nós, em cumprimento às Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos. Há menos de um mês, a travessia foi paralisada por praticamente um dia inteiro, ininterrupto, com ventos de até 74km/h.
Como da outra vez, transtornos foram causados aos usuários. No final da tarde, as cerca de 100 pessoas que estavam do lado de São Sebastião foram recolhidas pela Defesa Civil e levadas ao Teatro Municipal, onde foram recepcionadas com lanches e bebidas quentes, como chocolate e café com leite. De acordo com Carlão, o grupo poderia aumentar em número com o passar das horas por conta da insistência do mau tempo.


Também como parte da operação de apoio, o Fundo Social de Solidariedade disponibilizou 50 colchões e 200 cobertores.
De acordo com informações da Defesa Civil, o tempo ruim também atingiu a Costa Sul sebastianense, provocando um deslizamento de terra entre o trecho de Juquehy e Barra do Una, sendo esse o caso mais grave registrado. Ainda segundo Carlão, os demais registros dão conta de queda de uma árvore na Rua Maurício Benedito Faustino, em Juquehy, sem atingir imóvel algum. Outro bairro com ocorrência parecida foi Maresias, onde um grande galho caiu na Rua Colombo, também sem vítimas.
Nas demais cidades da região, as Defesas Civis também não registraram nenhum caso grave. Os ventos foram mais fortes em Ilhabela e São Sebastião.


Tempo
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/ Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), os fortes ventos ocorreram em razão de uma frente fria. O dia hoje será de muitas nuvens e chuvas periódicas. Amanhã o dia será nebulosidade variável com pequena chance (inferior a 30%) de chuva pela manhã. As temperaturas variam entre 13 e 18°. Já o sábado será de muitas nuvens com curtos períodos de sol e chuvas em algumas áreas. Domingo também será de grande nebulosidade, mas com alguns curtos períodos de sol.


Foto: Jorge Mesquita/ IL

Comentários

Postagens mais visitadas