Área de resíduos de podas pega fogo há dois dias
Retroescavadeira começou a trabalhar no local ontem, a fim de revolver a terra e jogar água, formando o barro que apagará o fogo
Desde a tarde da última segunda-feira houve uma combustão espontânea na área de resíduos de podas localizada na Água Branca, em Ilhabela. Segundo um morador, Ubirajara Roberto, por causa da fumaça, não houve aula durante todo o dia na Escola Municipal Eva Esperança e até as 18h de ontem o mesmo não havia cessado.
Segundo a Prefeitura, logo que a combustão teve início, foram acionadas equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Serviços Públicos, que buscaram controlar o foco de incêndio com uma escavadeira, um caminhão-pipa e uma máquina esteira D-6.
Foi contratado o serviço de uma máquina retroescavadeira, que começou a trabalhar no local nessa quarta-feira logo pela manhã a fim de revolver a terra e jogar água, formando o barro que apagará o fogo.
Ainda de acordo com a Prefeitura, está em andamento um processo de licitação para contratar uma empresa que vai processar e destinar os resíduos de podas, de maneira que o material seja manejado da melhor forma possível. “A decomposição de toda matéria orgânica gera muito calor e o fogo surge por combustão espontânea”, explicou a assessoria de imprensa da Prefeitura.
O local é conhecido como “bota-fora”, porque recebe restos de poda, troncos de madeira, plástico, latas, papel, papelão, entre outros, da Prefeitura e de particulares, que pagam para depositar o lixo ali.
Segundo Ubirajara Roberto, que mora próximo ao local, a falta de um respiro no solo gera a formação de gases que causam o cheiro ruim. “O lixo apodrece e forma um gás que pega fogo sozinho. Esse ‘bota-fora’ está muito mal planejado, vive pegando fogo e tem muita gente passando mal, comprando inalador pra conseguir respirar”, comentou ele, que disse que a situação vem sendo recorrente. (T.F)
Foto: Divulgação
Comentários
Postar um comentário