Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios é realizado na Barra Velha
A Prefeitura de Ilhabela realizou na semana passada ações em diversos bares da Barra Velha pela Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios, organizada pela Secretaria de Saúde. O trabalho foi desenvolvido pela equipe “Golfinho”, do PSF da Barra Velha, e Vigilância Epidemiológica. A campanha tem por objetivo identificar os casos de Tuberculose e tratá-los de maneira precoce, a fim de impedir a transmissão da doença.
Além da coleta do escarro para exame, a equipe orientou sobre a doença durante as visitas nos bares. Segundo a enfermeira Maria da Graça Boechat, a Tuberculose é uma doença contagiosa causada por uma bactéria conhecida como Bacilo do Koch. A transmissão ocorre pelo ar, especialmente em locais com aglomerações e pouca ventilação. “Os principais sintomas são a tosse continuada, seguida ou não de febre, em muitos casos ocorre ainda emagrecimento e perda de apetite. É preciso ficar atento já que a doença ainda é grave problema de saúde pública em nosso país”, explica a enfermeira, que realizou a campanha juntamente com as auxiliares de enfermagem Zaira Barbosa, Graciele Reis e Elivelton Souza e o agente Paulo Aurélio.
As pessoas que apresentarem tosse persistente há mais de duas semanas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Simone Fortes, explica que as equipes de todas as Unidades Básicas de Saúde nos bairros de Ilhabela estão capacitadas para receber os pacientes que apresentarem sintomas de tuberculose, coletar o exame, fechar o diagnóstico e acompanhar o tratamento do paciente.
Comentários
Postar um comentário