Cidade ganha “Observatório do Trânsito” com ações de conscientização e propostas para reduzir acidentes
Representantes de diversos setores da Prefeitura, SAMU e Corpo de Bombeiros participam do “Observatório do Trânsito”
A Prefeitura de Ilhabela tem adotado uma série de medidas de conscientização por um trânsito mais seguro. Recentemente, o município lançou a campanha “Eu te Respeito – Paz no Trânsito”, que além de folhetos e mensagens em rádios, tem promovido palestras com alunos do ensino médio.
Na semana passada, representantes da Prefeitura, incluindo Secretaria de Saúde, Divisão de Trânsito, Assessoria de Comunicação e Secretaria de Turismo, além de Corpo de Bombeiros e SAMU, participaram da primeira reunião do “Observatório do Trânsito”, instituído oficialmente pelo decreto municipal 3709/2013 e que tem como objetivo discutir e propor ações que resultem na redução do número de acidentes de trânsito na cidade. O encontro definiu a realização de uma ação de conscientização, que será nesta quinta-feira (14/11), véspera de feriado, às 16h, no trecho sul da SP-131, próximo ao bairro Piúva.
No último dia 3, neste trecho da rodovia, um acidente de moto resultou na morte da jovem estudante Amanda Ribeiro, 17 anos, que era estagiária na Prefeitura. A ação de conscientização terá distribuição de folhetos informativos e rosas vermelhas aos motoristas e motociclistas que passarem pelo local.
O “Observatório do Trânsito” irá elaborar um documento com as primeiras propostas, incluindo solicitações que serão enviadas ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), responsável pela jurisdição dos trechos norte e sul da SP-131. O Observatório é uma ferramenta de operação e fiscalização do trânsito e contará com um banco de dados com o georeferenciamento, identificando assim os lugares onde mais acontecem acidentes para que sejam feitas as devidas intervenções.
Em Ilhabela, de 2006 a 2012, a primeira causa de mortes em jovens de 15 a 29 anos foram os acidentes de trânsito. Em 2012, só no município, o Hospital Mário Covas atendeu 754 vítimas de acidentes de trânsito.
Foto: Gustave Gama/PMI
Comentários
Postar um comentário