Presidente da Associação Comercial fala sobre Selo Verde na Tribuna Livre da Câmara







Leopoldo Pedalini falou sobre o histórico e objetivos do programa Selo Verde no arquipélago
Thereza Felipelli


Durante a última sessão Ordinária da Câmara de Ilhabela, foram lidos requerimentos de quatro estabelecimentos (Hotel Itapemar, Max Paladar, Pousada Praia do Portinho e Pousada Recanto da Vila) integrantes da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (Acei), solicitando a obtenção do Selo Verde, programa de responsabilidade socioambiental desenvolvido pela entidade. Os processos serão analisados por duas comissões permanentes.
Presente à sessão, o presidente da Acei, Leopoldo Pedalini Neto, fez uso da tribuna para comentar sobre a importância da referida iniciativa para a cidade. Pedalini falou sobre o histórico e objetivos do programa na cidade, ressaltando que o mesmo visa, além de um desenvolvimento com sustentabilidade, obter melhorias nos quesitos competitividade das empresas associadas. “A sustentabilidade é o maior passaporte que uma cidade pode ter. Por conta disso, e usando o exemplo de Paraty, criamos o programa de Selo Verde em Ilhabela”, destacou o presidente da Acei.
“O objetivo é vender o turismo e trazer ao empresário um novo conhecimento do que significa preservação. Quando a gente mexe com meio ambiente mexe com eficiência energética, que traz dividendos aos empresários. Diminuindo a conta de água e luz também diminuímos a emissão de CO2 no planeta. Tem tudo a ver com sustentabilidade. Conto com apoio dos vereadores nessa iniciativa, do interesse da coletividade de Ilhabela”, declarou.
Ainda segundo ele, as empresas interessadas recebem uma certificação após a verificação do atendimento aos requisitos de sustentabilidade estabelecidos pelo projeto. Ao todo, atualmente são 43 empresas inscritas na cidade, sendo 22 hotéis, 9 restaurantes e 10 empresas de serviços turísticos. “E agora mais quatro protocolaram na Câmara hoje o pedido do selo”, lembrou Pedalilni.
“Com este projeto, poderemos construir um novo paradigma que contribua para o desenvolvimento do turismo sustentável no município e na região”, finalizou o presidente da Acei.


Foto: Júlio Buzi/Acei

Comentários

Postagens mais visitadas