Crianças, professores e turistas recebem Oficina de Colagem e Reciclagem no Bonete







Thereza Felipelli


Como parte integrante do “Projeto Bonete Limpo”, o Instituto Bonete e a Associação Bonete Sempre realizam hoje, sábado e domingo, uma Oficina de Colagem e Reciclagem para crianças, professores e turistas da praia do Bonete, localizada no extremo sul de Ilhabela.
Trata-se de um projeto que também conta com a participação das equipes do Parque Estadual de Ilhabela (PEIb) e da Prefeitura Municipal (por intermédio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e da equipe de limpeza do Bonete), cujo planejamento foi realizado no final de 2013 e prevê ações para o verão, campanha educativa nas residências e a inserção do tema resíduos sólidos - boas práticas no currículo escolar local, de acordo com informações do presidente do Instituto Bonete, Edson Lobato, o Fredê, que é gestor ambiental.
Segundo ele, estão previstas palestras, oficinas de capacitação e práticas de campo que contarão com o material de apoio desenvolvido pela equipe do Instituto Ilhabela Sustentável, no âmbito do projeto desenvolvido no Comitê de Diálogo para a Sustentabilidade, que contou com a participação das entidades ambientalistas do Litoral Norte e patrocínio da Petrobrás.


A Oficina de Colagem e Reciclagem contará com a coordenação da Artista Plástica Analucia Toledo, que detém larga experiência em oficinas de colagem para crianças e adultos, confecciona peças e objetos utilitários, decorativos e conceituais (telas, quadros, garrafas, caixas, abajures) e trabalha essencialmente com a sustentabilidade e a reciclagem de materiais.
Segundo Fredê, a Oficina de Colagem e Reciclagem é gratuita e será aplicada à comunidade visando capacitá-la para adquirir uma fonte de renda, como também conscientizar os moradores sobre a importância da reciclagem e o cuidado com a preservação da natureza.
Hoje o dia será destinado à coleta de garrafas pet pequenas, latas de refrigerante, revistas e jornais bem coloridos, garrafas de vidro lisas (para adultos), materiais que a própria natureza descarta (conchinhas, folhas), e pedacinhos de madeira de mdf, se houver, que também servirão como base para as colagens.


Para conhecer melhor o conjunto da obra de Analucia Toledo:
Bats acessar o site www.flickr.com e buscar “Analucia Toledo”. A artista também promoveu: exposições no Rio de Janeiro, Bahia e Coimbra/Portugal; entrevistas para a Justtv www.justtv.com.br Programa Maria Paiva; entrevista para o Site “Vamos mudar esse clima?” com Iolanda Moura Estevão; entrevista para o Site IG Casa, ensinando a fazer um passo a passo de customização de abajour; artigo para a Revista Profashional falando sobre Iluminação Sustentável e Vitrinismo.

Comentários

Postagens mais visitadas