Cidade é a segunda do país a lançar aplicativo “Tour Brasil 360 graus”



Totem com o aplicativo foi lançado na segunda-feira na Secretaria de Turismo

Thereza Felipelli



Ilhabela lançou na segunda-feira, na Secretaria de Turismo, um totem com o aplicativo “Tour Brasil 360°” e, com isso, passa a ser a segunda do país a disponibilizar essa ferramenta – que será usada para o serviço de informações turísticas. O lançamento oficial contou com a presença de jornalistas, secretários, vereadores e o prefeito Toninho Colucci (PPS).

O equipamento ficará na sede da Secretaria de Turismo, localizado próximo à rotatória da Barra Velha, na saída da balsa. Segundo o secretário de Turismo, Harry Finger, o totem possui um aplicativo, de acesso gratuito, que permite ao visitante encontrar, em três idiomas (português, inglês e espanhol), pontos turísticos, meios de hospedagem, restaurantes, informações sobre esporte e cultura, enfim, uma série de informações turísticas com fotos em 360°.

Quem preferir ter o aplicativo na palma da mão pode baixá-lo gratuitamente através de um smartphone ou tablet, visto que o totem tem o “QR Code”, um código de barras bidimensional que pode ser facilmente identificado pela maioria dos telefones celulares equipados com câmera. O código também será divulgado nas principais campanhas institucionais da cidade.



“Essa ferramenta vai colocar Ilhabela na mão do morador, do turista e do veranista, e vai facilitar a eles conhecer os meios de hospedagem, alimentação, os pontos turísticos. Isso vai facilitar a vida da cidade. A Copa do Mundo está aí e vamos atender também esses turistas, que poderão vir pra cá nos intervalos dos jogos”, comentou o prefeito, que adiantou que a Secretaria de Turismo deverá, em breve, se chamar Secretaria de Turismo e Desenvolvimento. “Temos que facilitar a vida do turista, dar a ele a segurança de saber para onde está indo. Quem vier pra cá tem que levar uma boa impressão”.

“Quem tiver um smarthphone vai poder traçar sua própria rota de viagem”, destacou Harry Finger, que adiantou que outros dois totens deverão vir para a cidade. “Um deverá ficar perto da balsa, na Barra, e outro na Vila”, adiantou. “Agradeço ao prefeito pela carta branca para novos projetos”, completou.

“Quando somos turistas em outra cidade às vezes ficamos meio perdidos. Isso vai facilitar a vida de quem não conhece a nossa cidade. Vivemos exclusivamente do turismo, é nossa indústria e é nela que devemos canalizar esforços”, declarou o chefe de gabinete, Cezar De Tullio.



Ilhabela na palma da mão

“Este é um sonho realizado”, disse Henrique Menezes, um dos responsáveis pelo aplicativo. “Esse projeto visa ajudar na mobilidade urbana. Obviamente algumas opções que a cidade oferece ainda não serão encontradas, ainda estamos aprimorando. Mas as pessoas já poderão, inclusive, compartilhar roteiros, colocar comentários. Será um grande site de consulta a quem visita a ilha”, comentou ele, que informou ainda que será também implantado no aplicativo um serviço de táxi.

Ainda segundo ele, uma antena de Bluetooth será instalada na chegada à ilha. “Todos que estiverem com o Bluetooth ligado irão receber uma mensagem no celular perguntando se querem se conectar à Secretaria de Turismo de Ilhabela”, comentou Menezes que informou também que o aplicativo é um sistema muito simples, acessível para todas as idades.















































Comentários

Postagens mais visitadas