Excesso de pedestres acarreta em atraso de quase uma hora em travessia da balsa




Balsa que deveria sair às 7h não saiu por excesso de 15 pedestres além do permitido

Thereza Felipelli




Ontem de manhã, moradores ficaram quase uma hora esperando o retorno do serviço de travessia de balsas entre Ilhabela e São Sebastião. Segundo usuários, a balsa que deveria sair às 7h não saiu por excesso de 15 pedestres além do permitido.

Questionada, a Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A esclareceu que o que ocorreu foi que duas embarcações, a FB-25 e a FB-30, que geralmente atendem a demanda das 7h de Ilhabela para São Sebastião, apresentaram problemas técnicos e foram retiradas de operação para manutenção. Por conta disso, a Companhia enviou a FB-29, que comporta 96 passageiros, para realizar a viagem. A balsa atracou às 7h na ilha e seguiu para o continente às 7h27.

Ainda de acordo com a Dersa, a demora ocorreu devido ao excesso de passageiros que entraram na FB-29, acima do limite permitido para a embarcação, e se recusaram a desembarcar, quando solicitado pela tripulação. A FB-29 aguardou a chegada da Valda II, que estava se deslocando para a Ilha para atender o horário das 7h30, para realocar os passageiros. A Valda II chegou à Ilhabela às 7h20 e partiu às 7h34.




A Companhia lembrou ainda que, por questão de segurança, e em conformidade com as normas da autoridade marítima, as embarcações não devem navegar com capacidade superior a permitida. A Dersa lamentou os transtornos causados por conta dos problemas técnicos com a FB-25 e FB-30 e informou que a manutenção já foi realizada e as embarcações voltaram a operar, uma às 7h50 e outra às 8h. A partir desse horário a operação foi realizada dentro da normalidade, com as seis embarcações funcionando.

Comentários

Postagens mais visitadas