Prefeitura oferece treinamento a profissionais de informática pelo projeto “Cidade Digital”






A Prefeitura de Ilhabela abriu inscrições para um treinamento voltado a todos os profissionais autônomos ou de empresas que atuem na área de informática do município dentro do projeto Cidade Digital. As inscrições estão abertas até amanhã e devem ser feitas pelo e-mail cidadedigital@ilhabela.sp.gov.br ou por telefone: (12) 3896-9200, Ramal 9270.

O treinamento é gratuito e será oferecido aos profissionais de informática em uma carga horária de 6 horas, sendo necessária a pré-inscrição dos participantes, limitado a duas vagas por empresa. As empresas que concluírem o treinamento receberão Certificado de Participação e serão divulgadas na relação de empresas parceiras a constar no Portal do “Cidade Digital”, como referência para a contratação de serviços pela população. Somente as empresas que passarem pela capacitação terão canal de comunicação com o suporte da Prefeitura. O treinamento técnico será promovido no próximo dia 28 de março em uma única edição para a apresentação do Sistema Municipal de Internet Gratuita e para a preparação das empresas para prestação de serviços e suporte aos usuários do sistema.

Pré-requisitos - Os pré-requisitos para participar do curso são: possuir formação ou experiência de pelo menos dois anos em alguma das seguintes áreas: TI (Tecnologia da Informação), redes domésticas, manutenção de computadores e instalação de antenas.

Os participantes deverão levar dispositivos móveis com conexão wireless (celular, tablet ou notebook) para uso durante o treinamento. Todos também devem levar um roteador de sua preferência para os testes nas 4 configurações disponíveis (AP, Bridge, Repetidor e Roteador). A programação detalhada do treinamento encontra-se disponível no Portal do Cidade Digital: http://cidadedigital.ilhabela.sp.gov.br. Wi-fi - O sistema disponibiliza sinal gratuito de Internet banda larga Wi-Fi a qualquer usuário dentro da área de cobertura dos 16 pontos de acesso instalados pela cidade - da Barra Velha até a Vila - tendo a capacidade para mais de 4 mil usuários simultâneos. A disponibilização desse serviço para a população e para os visitantes da cidade resultará num aumento da demanda por serviços especializados envolvendo a conexão de equipamentos dos usuários à rede do Cidade Digital, aquecendo esse segmento da economia. A ampliação do acesso à internet em áreas populosas e até então desprovidas desse serviço possibilita a inclusão digital imediata da população com dificuldade de acesso aos benefícios das tecnologias de comunicação e informação, democratizando a web, com reflexo direto sobre a comercialização de equipamentos e serviços relacionados.

Diversos equipamentos podem ser utilizados para conexão a rede de internet grátis. Nas proximidades de cada um dos 16 pontos de acesso é possível se conectar com dispositivos moveis que disponham de interface de rede wireless, como celulares, notebooks e tablets. De distâncias maiores, a conexão pode ser efetuada com o auxílio de antenas externas, a serem fixadas sobre o imóvel, com capacidade de captar e amplificar o sinal de rádio transmitido pela antena. Todos os equipamentos necessários aos usuários para conexão são de sua própria responsabilidade e podem ser adquiridos no comércio local.

A Prefeitura gerenciará a rede do “Cidade Digital”, sendo responsável pela operação e manutenção de toda a infraestrutura que possibilita a emissão do sinal pelas antenas de cada um dos 16 pontos de acesso. Desse ponto em diante, campo de ocorrência de toda sorte de questões envolvendo a conexão - ou falta dela, passando por equipamentos, configurações, cobertura do sinal, entre outros, o usuário deverá recorrer aos prestadores de serviço da cidade na área de informática de sua preferência.

Para que todos consigam usufruir dos benefícios do projeto, como integrantes de uma grande rede, é necessário que certos padrões de configuração dos equipamentos receptores e transmissores sejam observados, a fim de minimizar interferências e sombreamentos.




Serviço:

Treinamento para as empresas de informática (e autônomos) – Projeto “Cidade Digital” de Ilhabela

Data: 28 de março (Sexta-feira)

Horário: das 9h30 às 18hs com intervalo para almoço das 12 às 14h

Local: Auditório da Secretaria de Turismo

Endereço: Praça Vereador José Leite Passos, nº 14 - Barra Velha

Mais informações: (12) 3896-9200, Ramal 9270 com Cristiana.

Comentários

Postagens mais visitadas