Festa MOB do Splendour of the Seas acontece em frente à Vila e incomoda moradores
Segundo Prefeitura, este tipo de festa, com o chamado “navio balada”, ocorre a cada quatro anos; Secretaria de Turismo diz que a partir da próxima temporada não haverá escala
Thereza Felipelli
O cruzeiro Splendour of the Seas, da empresa Royal Caribbean, que atracou em Ilhabela no último sábado, incomodou alguns moradores, inclusive de São Sebastião. Segundo a professora Denise Gonzalez, a música eletrônica que tocava na festa “MOB 2014”, que acontecia na parte externa superior do navio, era “estrondosa” e só terminou às 8 h da manhã de domingo. “Para terem uma ideia, a música chegava na cidade de São Sebastião, mais precisamente no bairro São Francisco”, contou ela, que entrou em contato com a Capitania dos Portos, sem ter nenhuma resposta. “Pelo visto nenhuma providência foi tomada, já que no domingo às 19h começou novamente a música. Novamente entrei em contato com a Capitania dos Portos e o marinheiro que me atendeu me disse para ter calma, que às 23h do domingo o navio partiria”, disse a moradora, que gostaria de entender como esse tipo de coisa é aprovada pela Prefeitura de Ilhabela e pela Capitania do Porto da região. “Precisamos de respostas para o ocorrido. As autoridades não podem autorizar esse tipo de evento, já que infringe a Lei do Silêncio”.
Respostas
Em resposta à reclamação, a MOB Produções disse lamentar o importuno e esclareceu que o navio não tinha a intenção de permanecer próximo à Ilhabela durante a noite de sábado para domingo. “No entanto, por questões climáticas, não foi possível navegar e continuar viagem para preservar a segurança de todos a bordo”, informou a empresa, por intermédio de sua assessoria.
A reportagem também entrou em contato com o capitão de fragata Marcelo de Oliveira Sá, que explicou que uma situação como essa não compete à Marinha. “Quando tomei conhecimento, somente no domingo pela manhã, o som já tinha parado e soube que voltou no final da tarde. Até às 22h eles poderiam fazer barulho no domingo. Pedi para o pessoal avisar a PM para ver se podiam ajudar. Isso foge à minha autoridade. Entendo que às vezes o cidadão liga pra PM, que diz que não pode chegar até lá. Como o navio estava para ir embora, não precisei tomar maiores providências”.
De acordo com a Polícia Militar de Ilhabela, nenhum boletim de ocorrência foi registrado a esse respeito.
“Não vai acontecer de novo”
Questionada, a Prefeitura de Ilhabela informou que o navio Splendour of the Seas faz parte da programação de escala de navios no arquipélago. Por ser uma embarcação famosa por suas festas noturnas, a Secretaria de Turismo tentou contato com os responsáveis do navio para que a festa que ocorreu na madrugada de sábado fosse realizada mais longe da cidade, distante do canal, e assim não atrapalhasse os moradores mais próximos do mar. Porém, segundo a Secretaria de Turismo a negociação não aconteceu.
Este tipo de festa, com o chamado “navio balada”, ocorre a cada quatro anos. A Secretaria de Turismo informou que já a partir da próxima temporada não haverá escala de navios com este tipo de fretamento.
Foto: Ronald Kraag/ Divulgação
Comentários
Postar um comentário