Plano de Ação da Macrometrópole Paulista é discutido em Ilhabela







Reunião da RMVale em Ilhabela aconteceu na Biblioteca Municipal

Thereza Felipelli



A biblioteca “Prefeita Nilce Signorini”, na Barra Velha, em Ilhabela, foi palco na última quarta-feira de uma reunião da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira (RMVale), na qual foi discutido o “Plano de Ação da Macrometrópole Paulista – PAM 2014”.

O encontro contou com a presença do prefeito de Ilhabela e vice-presidente do Conselho da RMVale, Toninho Colucci, secretários municipais, o vice-prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva Júnior, a diretora de Planejamento do Estado de São Paulo, Rovena Negreiros, o coordenador do Escritório Regional da RMVale, José Celso Bueno, e o assessor técnico para o Brasil do ONU Habitat, Cid Blanco.

Logo no início da reunião, o vice-prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva Júnior, comentou sobre a importância da discussão de políticas públicas. “Temos o objetivo de melhorar a vida da sociedade. A RMVale discute importantes assuntos para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou.

Em seguida, o coordenador do Escritório Regional da RMVale, José Celso Bueno, destacou o papel do PAM 2013-2040. “O PAM faz com que 173 municípios deixem de pensar e elaborar projetos para eles próprios, individualmente, e pensem em todos os integrantes das cinco Regiões Metropolitanas. Iniciamos essa filosofia há um ano e dois meses”, disse. “Cada subregião tem um Conselho. O Conselho planeja, a agência executa e o fundo financia. É assim que vai funcionar”, complementou.

Antes da apresentação do PAM, o prefeito Toninho Colucci também falou aos presentes. “É uma excelente oportunidade receber a reunião da RMVale aqui em Ilhabela. Podemos discutir ações e planos para o desenvolvimento e avanço da região. O trabalho em conjunto é fundamental e precisamos da ajuda dos 39 prefeitos envolvidos”, disse.



PAM

A Macrometrópole Paulista é integrada por 173 municípios, onde vivem 74% da população do Estado. Este extenso território concentra alguns dos principais centros de riqueza e produção de conhecimento do país, ao mesmo tempo em que abriga contradições sociais, urbanas e ambientais. Assim torna-se essencial um planejamento de longo prazo para garantia de um desenvolvimento urbano mais justo, inclusivo, sustentável e com equidade nessa região. Tendo como horizonte o ano de 2040, o PAM visa orientar a formulação e a execução de políticas públicas que contribuam para a efetivação do futuro desejado. A primeira fase vai até 2020.

A RMVale abriga 39 municípios, agrupados em cinco sub-regiões, e 2,3 milhões de habitantes – 5,5% da população estadual. A região produz 5% do Produto Interno Bruto (PIB) Estadual e aproximadamente 2% do nacional.





Foto: Cláudio Rodrigues/PMI

Comentários

Postagens mais visitadas