Ressaca marítima atinge a região até sábado




Fonte Imprensa Livre

Clima pode frutrar planos de quem tem embarcação e pretende navegar no fim de semana
Thereza Felipelli


Entre hoje e amanhã pescadores e navegadores devem estar atentos aos fortes ventos que vêm passando pela região, deixando o mar bastante agitado e formando ondas de até 4 metros em alto-mar e entre 1 e 2,5 metros nas praias.
Essa condição climática predomina na região desde a última quarta-feira, quando ventos entre 27 e 33 nós (entre 50 e 61 km/h) em um dia nublado e com muita garoa paralisaram a travessia das balsas São Sebastião – Ilhabela em três períodos: das 3h15 às 5h50; das 12h às 16h30; e das 18h30 às 19h15. Por normas de segurança da Marinha do Brasil, só é permitido navegar com velocidade de vento de até 21 nós, segundo informou o Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A.
De acordo com o meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de PesquisasEspeciais (Cptec/Inpe), Olívio Bahia, hoje essa situação começa a melhorar no final do dia, mas já na sexta-feira os ventos seguirão intensos.
Ainda de acordo com ele, no domingo essa condição climática tende a melhorar. “Até amanhã ventos de sudeste e leste sopram na região, deixando o tempo mais fechado. Nesta sexta-feira e sábado, haverá muitas nuvens com curtos períodos de sol, com pequena chance (inferior a 30%) de chuva a qualquer hora do dia. Já o domingo terá o céu totalmente encoberto com chuvas em algumas regiões, sem aberturas de sol”, avisou.
Ainda segundo informações do site do Cptec, hoje e amanhã a temperatura varia entre 12 e 26°.








Foto: Jorge Mesquita/IL

Comentários

Postagens mais visitadas