Campanha de vacinação


Campanha de vacinação

Escolas de Ilhabela participam de campanha de vacinação contra HPV
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde, vem promovendo desde o início de março a campanha de vacinação contra o HPV (papiloma vírus humano), voltada às adolescentes de 9 a 13 anos, nas escolas públicas municipais. Em uma parceria entre a Secretaria de Educação foram vacinadas 474 adolescentes em todas as escolas públicas, com uma cobertura de 65,56%.
A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde vai iniciar, a partir desta semana, a fase da campanha que vai abranger as escolas particulares. “As meninas que não puderam ser vacinadas em suas escolas poderão comparecer com seu responsável em qualquer Unidade de Saúde que também disponibilizará a vacina”, explica a enfermeira Simone Fortes, da Vigilância Epidemiológica.

Proteção - A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
O vírus do HPV está diretamente relacionado ao terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres que é o câncer de colo de útero. Estimativas apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à este tipo de câncer.
O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Comentários

Postagens mais visitadas