História sobre a Congada” é destaque na rede municipal de ensino em Ilhabela
Os professores e os alunos das escolas municipais do Ensino Infantil e do Fundamental I e II de Ilhabela receberão até esta quarta-feira (11/5) uma apresentação sobre a maior manifestação folclórica cultural caiçara, “A Congada de Ilhabela”, ministrada pelo professor Adriano Leite. A ação foi promovida pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação.
O objetivo das apresentações é fazer com que professores e alunos compreendam a história da Congada e valorizem a tradição étnica cultural da nossa cidade. “Acredita-se que a Congada vem sendo repetida há mais de um século e meio, mantendo as falas, música, fantasias e a representação”, explica Adriano.
A secretária de Educação, Lídia Sarmento, esteve presente numa das apresentações, realizada na Escola Municipal Eva Esperança Silva, na Água Branca, e destacou a importância da iniciativa: “Estas apresentações são uma forma de resgatar e manter viva esta tradição que é de muito valor para nossa cultura caiçara”.
A Congada de Ilhabela conta a história de dois grupos que se desentendem por quererem ambos festejar São Benedito. A dramatização faz-se com partes faladas, cantos e danças, ao som da marimba e de atabaques. Os congos ou congueiros, são divididos em dois grupos. O primeiro é formado pelos Congos de Cima, que representam os Fidalgos ou Vassalos, considerados cristãos, submissos ao Rei. O segundo grupo, são os Congos de Baixo ou Congos do Embaixador que são os pagãos, mouros ou infiéis.
Todos aqueles que participam da Congada de Ilhabela, o fazem por promessas. Os congueiros consideram-se “escravos” de São Benedito e nunca se apresentam em outra ocasião que não seja na festa de São Benedito.
Programação da Semana da Cultura Caiçara
Em Ilhabela, a Prefeitura de Ilhabela preparou uma série de eventos voltada à Semana da Cultura Caiçara, que tem como principal atração a “Congada de Ilhabela”.
A programação começa na próxima quarta-feira (11/5) com a abertura da Semana Caiçara tendo a apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela e em seguida a abertura da Exposição “Congada”, na Vila. Já na sexta-feira (13/5), após o Levantamento do Mastro, a distribuição do Bolo de São Benedito e da concertada, será celebrada a Missa na Igreja Matriz. E a noite será animada pelo grupo “Pronúncia no Olhar”, formada por músicos ilhabelenses, em seguida, um grande show com Arlindo Cruz.
Já a noite do sábado a Banda 40° e a dupla sertaneja Rick e Nogueira vão agitar o público. A programação de shows da Semana da Cultura Caiçara encerrará na noite do domingo (15/5) com os shows das “Mulheres cantoras da Ilha” e Jair Oliveira, o “Jairzinho”.
Comentários
Postar um comentário