Ilhabela divulga destino na Avistar 2016


 


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da secretaria de Turismo e Fomento, participou da Avistar 2016, maior feira no Brasil voltada ao público de observação de aves, entre os dias 20 e 22 de maio, no Instituto Butantan, em São Paulo.

Este é o maior ponto de encontro dos praticantes de birdwatching – observação de aves. Expositores de todo Brasil estiveram presentes divulgando destinos, turismo, livros, equipamentos e meios de hospedagem.

A programação incluiu exposições, palestras, oficinas para crianças e adultos, lançamentos de livros, congresso e atividades práticas de observação de aves para iniciantes.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o birdwatching causa significativo impacto na economia, já que a atividade reúne cerca de 100 milhões de adeptos no mundo e movimenta 100 bilhões de dólares anualmente.

No Brasil estima-se que exista mais de 30.000 observadores de aves, número semelhante ao da Argentina. Estes turistas se caracterizam pelo bom poder aquisitivo, viajam fora de temporada, costumam permanecer no destino por um período maior que um turista convencional e estão dispostos a viajar grandes distâncias para encontrar as espécies desejadas – sendo uma ótima alternativa para a redução da sazonalidade e geração de renda e empregos.

Dessa forma, participar da Avistar 2016 significa promover Ilhabela como destino de turismo de observação de aves para um público seleto, ou seja, é a melhor oportunidade de atingir diretamente este importante nicho de mercado.

O prefeito Toninho Colucci destaca que Ilhabela já participou da feira em edições anteriores e marcar presença novamente significa dar continuidade ao importante trabalho realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo.

O município tem investido em ações voltadas ao turismo de observação de aves, com destaque para a formação de grupo de trabalho com profissionais que conduzem observadores de aves pelas trilhas do município; realização do evento de eleição da Ave Símbolo de Ilhabela, por meio do qual foi eleito o Papagaio-moleiro; atividades de observação de aves para as crianças do Ensino Fundamental, em parceira a Secretaria de Educação e guias locais; além da realização, em março, do workshop “O Mercado e a Infraestrutura para o Turismo de Observação de Aves”.

Também está prevista a realização dos cursos focados na formação de condutores e monitores ambientais e, posteriormente, a especialização em birdwatching e condução de turistas de observação de aves.

Comentários

Postagens mais visitadas