Em reunião com a Dersa Márcio Tenório cobra ações e propostas para melhorias






Rodízio de caminhões, Aquabus, novo bolsão de embarque e outras soluções foram apresentadas durante o encontro



Nesta semana o prefeito de Ilhabela Márcio Tenório esteve reunido com representantes da Dersa, com os secretários Osvaldo Julião (Governo) e Ricardo Fazzini (Turismo), os vereadores Anísio Oliveira e Gabriel Rocha e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Wilson Santos. Entre os assuntos tratados, rodízio de caminhões, Aquabus, novo bolsão de embarque e outras soluções para melhorias dos serviços.



O sistema operacional da travessia de balsa foi discutido amplamente pelos presentes que cobraram melhorias na execução do serviço que, desde dezembro do ano passado, é realizado por sete embarcações e segundo a empresa permanecerá com esse apoio até o carnaval.



Tenório agradeceu a Dersa por cumprir com o plano de contingência firmado no mês de outubro para o verão. “Fico satisfeito por vocês terem cumprido com o número de embarcações disponibilizadas para esta travessia. Tivemos alguns problemas, mas resolvidos rapidamente. Recebi informações de que até o tratamento com os usuários e a abordagem é outra”, declarou Márcio Tenório.



O gerente de relações institucionais da Dersa, Emerson Ermes da Silva e o diretor de operações, Nilson Barone, planejam diferentes ações ao longo de 2017 devido ao número elevado de feriados prolongados. “É certo que no carnaval a travessia terá sete balsas, e já estamos vendo como serão as operações neste ano, tanto pelo número de feriados, como uma nova ação para o próximo verão a partir de novembro”, salientou Barone.



Muitas ideias foram discutidas para melhorias nos serviços prestados pela Dersa, como mais embarcações em horários de pico, principalmente fora da temporada, alternativas para agilizar o embarque e desembarque, e a possibilidade de a prefeitura utilizar os “Aquabus” para auxiliar na travessia dos pedestres.



Outra proposta que será amplamente discutida trata sobre o horário diferenciado para passagem de caminhões que abastecem o arquipélago. O projeto é baseado no que já acontece na capital paulista, onde em certos horários é restrita a circulação de grandes veículos nas marginais para dar mais fluidez ao trafego. “O primeiro passo é ver como ficará o abastecimento da Ilha, depois como disciplinar um horário destinado a este tipo de travessia para que possamos fazer os ajustes em nossas operações. Essas ações melhorariam muito o tempo de espera e a conservação dos equipamentos”, sugeriu Emerson Ermes da Silva.



Wilson Santos, da Associação Comercial de Ilhabela, enfatizou que antes de qualquer definição será necessário um amplo estudo e discussão com o comércio local, líderes da sociedade civil, população e os poderes Executivo e Legislativo. “Para essa alternativa ser viabilizada precisamos do número de caminhões e veículos, e os períodos de pico. Com esses números em mãos, apresentaremos à sociedade e ao comércio algo palpável para dimensionarmos a viabilidade e, aí sim, iniciarmos um projeto sobre esta proposta”, avaliou Santos. Fala reforçada pelo prefeito Márcio Tenório que pediu ampla discussão e participação popular.



Segundo o prefeito, uma nova reunião será realizada nos próximos dias.



Desta vez, com a presença do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, que se comprometeu a criar um novo bolsão de embarque para a travessia.



Na ocasião, outras ações serão propostas pelos dois municípios.



Verba Liberada

Segundo a empresa, serão disponibilizados recursos para reformas de embarcações, construção de nova passarela de pedestres e um flutuante.

Comentários

Postagens mais visitadas