Prefeitura de Ilhabela decreta novo horário de atendimento devido a problemas levantados no novo Paço Municipal

Divulgação/PMI

Fonte Radar Litoral



Em audiência com os funcionários na manhã desta quarta-feira (4), o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, decretou mudança de horário no atendimento ao público e também no horário de trabalho dos funcionários. A medida foi tomada devido às péssimas condições de trabalho que todos encontram no Paço Municipal. Nos próximos 15 dias, o horário de atendimento e trabalho da Prefeitura será das 8h às 14h.

“Esse prédio foi entregue sem condições nenhuma de receber a população e vocês, servidores. Estou aqui hoje, não como Prefeito, mas como servidor público, para conversar e chegar a um entendimento com todos, de como vamos prosseguir nosso trabalho nos próximos dias. Era para eu estar debruçado em meu plano de governo, mas estamos sem condições de trabalhar”, disse Márcio.

O primeiro bloco do novo Paço Municipal foi inaugurado em junho de 2016, e a segunda fase da construção em dezembro do mesmo ano. Os prédios foram entregues sem a obra ser totalmente finalizada. São vários os problemas encontrados, muitas salas ainda não estão prontas, o serviço de telefonia e internet não funciona, falta água e energia, muitas salas estão sem porta, tomadas e mobiliários, nem todos os setores possuem ar condicionado.

Durante a reunião, funcionários de vários setores foram ouvidos e relataram as dificuldades que estão encontrando para trabalhar nessas condições. “Nós, da saúde, não podemos parar, mas estamos encontrando muitas dificuldades. Em nossa secretaria temos apenas uma tomada de 110 volts, quando na verdade precisamos de quatro tomadas de 220 volts para ligar as geladeiras onde ficam as vacinas e outros medicamentos. Esse problema já havia sido relatado para a administração anterior, mas nada foi feito”, relatou Luiz Mario de Almeida Matarazzo, da Secretaria da Saúde.

Outro setor que mesmo com as dificuldades não consegue interromper o trabalho é o de regulação, que realiza os agendamentos de consultas e exames da população. “Não podemos parar, um dia parado, é uma vaga perdida para algum paciente. Está muito quente no nosso setor, está difícil trabalhar assim, mas vamos continuar. Enfrentamos dificuldade com a telefonia também, estamos nos virando com nossos telefones particulares para entrar em contato com os pacientes”, contou Silvia Cristina Benedicto, assistente social.

Calor

Uma das principais reclamações dos funcionários é o calor. Como os prédios são em sua maioria em vidro e as salas estão sem proteção nas janelas, o sol bate diretamente nas salas e a falta do ar condicionado e persianas deixa as condições praticamente insalubres. “Ontem, algumas funcionárias passaram mal e interrompemos o trabalho por 2h porque ficamos sem ar condicionado”, contou Lucimara Souza Santos que trabalha no PABX.

O presidente do sindicato dos funcionários públicos, Marcelo Rocha, participou da reunião e manifestou seu apoio ao Prefeito. “Estamos vendo o que acontece quando as coisas são mal planejadas. A falta de planejamento resultou nesses problemas que todos estão enfrentando hoje. Após reunião com o prefeito fiquei ciente dos problemas que estão enfrentando aqui e eu disse que ele tem todo apoio dos servidores. O prefeito está de parabéns por estar ouvindo todos vocês. Quero pedir que vocês colaborem e vistam a camisa para fortalecer essa administração, que já mostrou que está ao lado do servidor, trabalhando ao seu lado”.

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