Secretário de Saúde participa de reunião do SAMU e anuncia investimentos e implantação do serviço de motolância em Ilhabela
Melhorias nas condições de trabalho, valorização dos funcionários e empenho na busca de novas ambulâncias são metas da Prefeitura de Ilhabela
O secretário de Saúde de Ilhabela, Marco Antônio Gênova, participou nesta semana, da reunião de avaliação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que acontece mensalmente ou a cada dois meses, com o objetivo de fazer um balanço das atividades desenvolvidas pelo serviço de urgência no município de Ilhabela.
Foi a primeira reunião da Unidade com a presença do secretário desde que assumiu a pasta da Saúde, que ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos funcionários no atendimento à população. “Coloco-me à disposição do SAMU para que possamos trabalhar juntos da melhor maneira possível em prol da população ilhabelense, e iremos nos empenhar ao máximo para trazer melhores condições de trabalho e uma melhor estrutura para o serviço”, finalizou a secretário.
De acordo com o Coordenador Técnico do SAMU em Ilhabela, o enfermeiro Carlos Eduardo Pestana, a reunião serviu para mostrar a estrutura do serviço, informar sobre o funcionamento da unidade e fazer um balanço geral das atividades. “O SAMU em Ilhabela foi implantado há seis anos e atualmente temos duas equipes de suporte básico que atendem todo o município de Ilhabela. No ano de 2016, foram realizadas mais de quatro mil ocorrências dos mais variados tipos, como: trauma, clínico e psiquiátrico. Só em janeiro deste ano, já realizamos 412 ocorrências”, disse Pestana.
A prefeitura fará investimentos que serão aplicados no serviço de atendimento de urgência em Ilhabela, como a nova sede do SAMU, que já está em construção e tem previsão de término para junho deste ano, trazendo mais conforto e condições de trabalho aos funcionários. “A nova sede está localizada ao lado da base dos bombeiros, e irá abrigar o Corpo de Bombeiros e o SAMU. No projeto constam alojamentos feminino e masculino, almoxarifado, escritório, sala de reunião, refeitório, estacionamento coberto para viaturas do SAMU e bombeiros. Será uma das maiores estruturas do Litoral Norte. O prazo de conclusão das obras e entrega prevista é para o mês de junho”, disse o secretário de saúde.
Frota e Motolância
O secretário falou ainda sobre os investimentos que a Prefeitura está fazendo para a renovação da frota, aquisição de novas ambulâncias e a implantação da motolância, que trará mais rapidez e fluidez no atendimento das urgências no município. “A prefeitura irá se empenhar ainda mais para viabilizar a aquisição de novas ambulâncias via Ministério da Saúde, por meio de convênios e verbas federais, e também na implantação da motolância, pois devido Ilhabela ter uma única via principal, o deslocamento de urgência acaba sendo prejudicado e com este novo suporte poderemos salvar ainda mais vidas”, finalizou Marco Antônio.
O serviço é composto por duas motocicletas e dois técnicos de enfermagem socorristas, e será financiado pelo Governo Federal com uma contrapartida do município.
O serviço do SAMU
Implantado há seis anos em Ilhabela e possui duas ambulâncias de suporte básico tripuladas por um auxiliar de enfermagem socorrista e um condutor socorrista. Todas as ocorrências são reguladas por uma Central composta por médico e rádio operador. Essa Central está localizada em São Sebastião e funciona 24 horas por dia, onde controla todas as ocorrências dos municípios do Litoral Norte. Neste caso, a pessoa liga para o número 192 e a ligação cai direto nessa Central denominada CRO (Central de Regulação e Operações).
Servico: SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
192 | E-mail: samu.saude@ilhabela.sp.gov.br
http://conta.mobi/adwords/?gclid=CITG_6urgNICFRMGkQodc1UAtQ
Comentários
Postar um comentário