Prefeito Márcio Tenório recebe projeto para a inclusão de pescado na alimentação escolar






Na manhã de segunda-feira, 24, o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, recebeu em seu gabinete a secretária de Desenvolvimento Social, Nilce Signorini; os vereadores Gabriel Rocha, Luiz Paladino de Araújo e Antônio Marcos da Silva Batista; além da promotora pública, Maria Caputti e representantes das comunidades tradicionais caiçaras, que apresentaram ao chefe do poder executivo um pré-projeto sobre a inclusão do pescado na alimentação escolar do município, por meio da pesca artesanal da comunidade caiçara.

O programa visa beneficiar toda a comunidade escolar, com a inserção de um cardápio mais saudável e rico em nutrientes, assim também como a comunidade tradicional caiçara, que fornecerá o pescado, matéria prima para a composição dos pratos. Para dar início ao programa, será necessária a construção de uma fábrica de gelo e uma Unidade de Beneficiamento do Pescado (UBP), além da capacitação dos pescadores. “Fornecer outros produtos, não apenas o peixe, como a mandioca, a batata doce, a farinha, o palmito Jussara, ou seja, a produção realizada por eles, sempre tudo orgânico, e a implantação na merenda escolar será um grande benefício para todos”, disse Nilce Signorini.

Segundo a secretária, a Unidade de Beneficiamento e a fábrica de gelo gerará e distribuirá renda aos pescadores artesanais das comunidades de Castelhano e Praia Mansa, que poderão fornecer os seus produtos no arquipélago e para outros municípios. “O excedente produzido poderá ser vendido para a população através de um mercado municipal e, futuramente, pretendemos trabalhar na implantação de tanques em terra ou no mar. Enfim, são projetos que vamos ainda discutir e estudar a sua adaptação ao plano diretor das águas”, concluiu Signorini.

Casa do Caiçara, Mercado Municipal, quadra, escolas e posto de saúde

A reunião tratou de outros assuntos como a mudança de endereço da casa do caiçara que, segundo o prefeito Márcio Tenório, já não atende confortavelmente os usuários. “Nosso planejamento é inserir uma base para recepcionar bem a nossa comunidade, vinda “lá de trás da ilha”, como dizem. Eles precisam de um lugar para se trocar, se enxugar, ir ao médico, vamos fazer isso aqui nessa região, estamos pensamos em algo na avenida São João. Também já há conversa com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, para que, além de trabalharmos juntos na questão da balsa, possamos fazer a integração Bonete – praia do Tebar. Assim, poderemos atender, em São Sebastião, a nossa gente, que chega de diversas comunidades. É um espaço muito importante para os moradores de nossas comunidades”, explicou Tenório.

Sobre ter um local para a comercialização dos produtos produzidos pelos caiçaras, Márcio Tenório diz que a cidade precisa desta área e ela será implantada para que estes moradores possam trabalhar e conquistar o seu espaço. “Integrar a casa do Caiçara com um Mercado Municipal será excelente para que as 17 comunidades tradicionais caiçaras possam ter a sua sobrevivência, que hoje não mais conseguem sobreviver apenas de sua agricultura de subsistência como no passado. Precisamos priorizar e resgatar nossas comunidades”, declarou o prefeito.

Reivindicações antigas da população dos Castelhanos como a construção de uma escola maior, quadra esportiva e posto de saúde, também foram discutidos. “Respeitamos todos os cidadãos de Ilhabela e firmamos o compromisso em Castelhanos sobre a implantação da escola, do posto de saúde e da quadra esportiva. Ainda nesta semana vou realizar um levantamento com minha equipe sobre o local, licenciamento e área. Tem muita coisa para acontecer e disponibilidade orçamentária nós temos”, finalizou, Márcio Tenório.

Comentários

Postagens mais visitadas