Após cursos oferecidos pelo Fundo Social de Ilhabela alunos participam de palestras sobre empreendedorismo




Fotos: Karol Assunção / PMI



Após cursos oferecidos pelo Fundo Social de Ilhabela alunos participam de palestras sobre empreendedorismo

O auditório do Paço Municipal recebeu na manhã de hoje, 22, palestras sobre empreendedorismo em três diferentes turnos. As palestras, ministradas para os alunos concluintes dos cursos de qualificação profissional realizados gratuitamente pelo Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, têm como objetivo informar e incentivar a formalização do Microempreendedor Individual (MEI). A realização é uma parceria entre Fundo Social, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Lecionada pelo representante do Sebrae de São José dos Campos – SP, Eduardo Ilário, a ideia é ofertar vantagens e condições para que estes alunos possam se tornar microempreendedores individuais.

A primeira palestra, que teve início às 9h, foi aberta pela presidente do Fundo Social Ilhabela e primeira-dama, Júlia Tenório, que instigou os estudantes pela busca na qualificação profissional. “Agradeço a todos que participaram e se esforçaram para que essa discussão fosse possível. Aos alunos quero dizer ainda que, só pelo fato de estarem presentes, vocês já são vitoriosos. Espero que aproveitem ao máximo”, estimulou Júlia.

“Ser um MEI pode trazer diversas vantagens, como por exemplo, segurança para o desenvolvimento do seu negócio, dispensa de contabilidade formal (devendo adotar somente o registro de vendas e serviços) e emissão de nota fiscal para empresas e governo. Além de tudo isso, as inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet, após os órgãos responsáveis pelo negócio como prefeituras, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e outros, derem o aval positivo”, explicou o palestrante.

Uma das alunas, Paloma Costa, que está finalizando o curso de “Maquiagem” pelo Fundo Social, disse que está satisfeita com o conteúdo repassado e que será de muita utilidade caso alguém queira e decida abrir uma microempresa. “O Eduardo Ilário sabe muito bem o conteúdo ministrado, seu conhecimento é extenso e ele repassa de forma clara esse conhecimento. A palestra informa os passos para a criação de uma empresa e nos ajuda a termos uma visão mais empreendedora, tudo com base nas diretrizes e leis. Vejo que sairemos daqui com o treinamento adequado para que tenhamos sucesso em um futuro próximo”, finaliza a estudante.

Ao final de cada palestra, os alunos receberam cartilhas sobre gestão de negócios, ética e empreendedorismo.

As palestras contaram ainda com a presença da diretora do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Alda Torres e representantes do Banco do Povo.

Comentários

Postagens mais visitadas