Mais de 100 pessoas participação “Hora do Mamaço” em Caraguatatuba
Fotos: Luis Gava/PMC
Na luta pela conscientização da população sobre os benefícios da amamentação, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou a “Hora do Mamaço”, que contou com a participação de 150 pessoas no último sábado (05/08), na praça Cândido Mota.
Mesmo com chuva, muitas mães compareceram ao evento, que sorteou diversos carregadores de bebês e camisetas da campanha. A “Hora do Mamaço” faz parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que neste ano vai até o dia 8 de agosto.
A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar esteve na “Hora do Mamaço” e falou sobre a importância de difundir a conscientização sobre temas como este. “Tive o privilégio de amamentar minhas duas filhas e a Prefeitura está aqui para incentivar as mães. O começo da amamentação nem sempre é fácil, mas é gratificante. E também é importante que essas mães sejam multiplicadoras dessas ideias”, afirmou.
Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), Ana Claudia Tripac, o evento tem como objetivo incentivar o aleitamento materno. “A amamentação é importante para os bebês e para as mães e nosso dever é fazer a divulgação e apoiar esta ação”, disse.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, também compareceu ao evento e falou sobre a iniciativa. “Este é mais um ato de humanização da gestão Aguilar Junior, tentando fazer com que aumente o número de mães que amamentam seus filhos no mínimo até seis meses de idade. E que isso se estenda cada vez mais”.
A presença das mães na “Hora do Mamaço” foi de grande importância. Todas foram homenageadas pelo Coral da Secretaria de Educação. A mãe Janice de Oliveira falou sobre a ajuda que recebeu do Ceami durante a fase de amamentação. “Sou mãe de dois filhos. O mais novo só conhece o leite materno. Mas tive dificuldade de amamentar o mais velho, quando sai do hospital. Tive o apoio da Prefeitura através da equipe de Ceami. O aleitamento é muito importante, pois é uma ação de carinho, de contato com o bebê”, ressaltou.
Confira a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno nas UBSs
7 de agosto
UBS Tinga
13h: Palestra sobre aleitamento materno
UBS Perequê-Mirim
14h: Orientar os benefícios do aleitamento materno e cuidados com as mamas
8 de agosto
UBS Prequê-Mirim
9h e 11h: Importância do aleitamento materno
Comentários
Postar um comentário