Prefeitura de Ilhabela participa de seminário de obras públicas em Brasília



Representantes da Prefeitura de Ilhabela participaram nesta semana do IV Seminário de Obras Públicas (SEBROP), que aconteceu em Brasília (DF). Funcionários das Secretarias de Administração; de Planejamento e Gestão Estratégica e de Planejamento Urbano, Obras e Habitação tiveram acesso a informações sobre governança, controle e gestão de riscos em todas as etapas da concepção, planejamento, licitação, contratação, fiscalização e recebimento de obras públicas.

Na ocasião foi abordada a importância da capacitação dos responsáveis pela elaboração de processos de planejamento e contratação de obras públicas. Dentre os temas discutidos estão: procedimentos de gestão de riscos nos empreendimentos de infraestrutura, incluindo análise do ambiente e elaboração de cenários; identificação, classificação e mensuração de oportunidades e ameaças, planejamento de respostas, assim como o seu controle e monitoramento.

Clayton Alves (Departamento de Contratos), Isabela Carvalho (Departamento de Projetos Estratégicos e Convênios), Julio Secco, Luciana Gonçalves, Sergio Mendes e Wagner Rogério da Silva (ambos do Departamento de Controle e Fiscalização de Obras Públicas) tiveram acesso a informações sobre possíveis problemas que podem ocorrer na execução de uma obra pública, envolvendo diversos riscos de ordem técnica, política, legal, ambiental, financeira e patrimonial.

Wagner Rogério Silva, arquiteto e diretor de Controle e Fiscalização de Obras Públicas, explica que o seminário agregou conhecimento para a elaboração de obras públicas com excelência. “Debatemos sobre planejamento (programa de necessidades, anteprojeto e projetos básicos e executivos) com técnicos do Tribunal de Contas da União e tivemos a oportunidade de analisar quais os aspectos de fiscalização e gestão de obras públicas que eles utilizam. Parte do público presente eram auditores dos tribunais estaduais. Com o conhecido adquirido, pretendemos adotar as metodologias apresentadas para análise de planilha e cronogramas que identificam possíveis anomalias, principalmente superfaturamentos, na montagem desses documentos”, ressalta Silva.

Já o secretário de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Katzumi Hoyer, o Tchumi, finaliza dizendo que o seminário agrega informações importantes no alinhamento entre os poderes, a fim de se executar obras públicas de maneira responsável e organizada.

Comentários

Postagens mais visitadas