9ª edição dos Jogos Estudantis será encerrada nesta quinta-feira





Novo formato fortaleceu a amizade, trabalho em equipe e a sustentabilidade



As apresentações do festival de cheerleaders (líderes de torcidas) e entrega das premiações prometem marcar o encerramento da 9ª edição dos Jogos Estudantis, nesta quinta-feira, 23, às 8h30, no Ginásio Municipal Oscar Shimidt, na Barra Velha.



O evento, promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, ganhou novo formato. Seu principal objetivo foi fortalecer a convivência entre os jovens e os princípios do esporte educacional e não o das competições e rivalidade. A proposta, inclusive, foi apresentada no VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, nas cidades de Aracaju e São Cristóvão, no Estado de Sergipe. “Esta nova proposta foi criada seguindo princípios de gestão democrática dentro do grupo de professores de educação física, formando uma grande construção coletiva. A competição se manteve nos jogos do ensino fundamental II, mas de uma forma muito mais saudável e com grandes potencialidades pedagógicas. Esperamos, para o ano que vem, fortalecer e aprimorar este novo formato, incluindo a participação de professores de outras disciplinas”, disse o coordenador de educação física, Leonardo Scarpa Zanzini.



A edição renovada trouxe as chamadas “escolas anfitriãs”, que passaram a receber os jogos e os colegas de outras escolas. O diferencial é que a receptividade dos anfitriões com os visitantes soma pontos para a contagem final, além da conduta dos participantes, espírito em equipe, apresentações culturais e artísticas. A escola anfitriã também ficou responsável por criar e desafiar os visitantes em um jogo desenvolvido nas aulas de educação física, pelo próprio grupo.





Para o prefeito Márcio Tenório, o esporte é uma importante ferramenta no desenvolvimento das crianças e jovens. “O esporte é um aliado que temos que explorar muito e criar oportunidades para que seja acessível a todos. A criança ou o adolescente que pratica alguma modalidade interage mais, tem foco, concentração e raramente irá se envolver com drogas ou algo ilícito”.





Durante os Jogos Estudantis, os alunos do ensino fundamental II disputaram as modalidades: futsal (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), basquete (masculino e feminino), vôlei (misto), dominó (misto), xadrez (misto), tênis de mesa (misto), damas (misto). Também foram realizados festivais de atletismo e de tênis, nos quais os alunos puderam aprender e conhecer estas modalidades.



As medalhas ofertadas aos alunos durante os jogos foram produzidas em madeira, com peças da carpintaria da Secretaria de Educação, carimbo com identificação dos jogos, cola branca e cordão de sisal encerado, num contexto rústico e natural. A proposta fez com que os alunos participassem do processo de confecção artesanal das medalhas, envolvendo-os em todas as fases da organização do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas