Prefeitura inicia obras de revitalização da ciclovia de Maresias




Obra inclui substituição dos antigos postes por novos com a tecnologia LED, requalificação do pavimento, pintura e nova sinalização



A Prefeitura de São Sebastião está revitalizando a ciclovia de Maresias, na Costa Sul. A obra que teve início na terça-feira (21/11), tem duração de 30 dias, e inclui a substituição dos antigos postes por novos com a tecnologia LED.

Serão ao todo 34 postes e 68 luminárias LED. Estão previstos também a requalificação do pavimento, pintura e nova sinalização.

A iniciativa é uma PPP (Parceria Público-Privada) entre a SOMAR (Sociedade Amigos da Praia de Maresias), a APHM (Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias) e a Prefeitura.

Segundo o secretário da Secretaria de Administrações Regionais (SEADRE), Gelson Aniceto de Souza (Tota) – que coordena os trabalhos, a obra visa maior segurança e conforto aos usuários. Ele salienta ainda que a ciclovia é muito usada tanto por turistas quanto por moradores, para ir ao trabalho e também para o lazer. A mão de obra é da regional Maresias e os trabalhos são supervisionados pelo secretário, que falou ainda da importância desse tipo de parceria. “Espero que com essa ação outras possam surgir”.



Histórico

A ciclovia na orla de Maresias começou a ser construída em 1998 pela SOMAR, em conformidade com a lei municipal 027/98. O projeto de aproximadamente 5 km de extensão teve seus primeiros 230m entregues em 2003. Em 2006 foi concluída a primeira fase do planejado, que é o atual trecho de aproximados 650m.

Segundo o presidente da SOMAR, Eliseu Pires Arantes, o projeto foi concebido com o propósito de permitir que a exploração publicitária da ciclovia viabilizasse sua expansão e manutenção. Todavia, sem a exploração publicitária e diante do quadro depreciativo em que a ciclovia se encontra, a SOMAR, juntamente com a APHM, coordenou uma campanha de arrecadação de recursos entre alguns empresários e moradores, o que possibilitou a aquisição dos postes com iluminação dupla em LED. “Essa aquisição vai proporcionar um novo visual e principalmente um significativo aumento na segurança daquela área de laser de moradores e turistas”, disse Arantes.

Ainda de acordo com ele, essa revitalização também despertará, sobretudo, o interesse da exploração publicitária daquele local, conforme inicialmente planejado. “A execução dos serviços que já começou no último dia 21 está a cargo da Prefeitura. Mais uma parceria público-privada que só vem contribuir com a qualidade de vida no bairro de Maresias”, comemorou.

Comentários

Postagens mais visitadas