Prefeitura promove nova capacitação para futura diretriz de assistência à população de rua






A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Ilhabela realizou ontem, 31, um encontro destinado a ampliar o diálogo com representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, Ministério Público Federal, sociedade civil organizada e funcionários da Prefeitura para discutir, analisar e propor diretrizes na criação da Política Municipal para a População em Situação de Rua.



A primeira parte da reunião foi destinada ao trabalho dos técnicos, com a representação de diversas secretarias, enquanto a segunda parte foi designada para a apresentação das propostas de cada pasta para a elaboração de um plano de ação da problemática.



Novamente, foram apresentados dados sobre População em Situação de Rua do município coletados em 2017 pelo representante de Proteção Social Especial. A pesquisa diz que a maioria desses moradores pertence ao grupo dos adultos, heterogêneos, que viveram situações de rompimento de vínculos familiares ou possuem ligações com substâncias psicoativas. Na ocasião, números municipais também foram exibidos.



Nilce Signorini, secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, diz que uma das ideias para a construção da política de assistência à população de rua é trabalhar de modo individualizado. “Uma das sugestões é atuar considerando a individualidade, assim, promoveremos a inclusão das temáticas de gênero, raça, etnia, orientação sexual, laços familiares, drogas, saúde e origem regional, objetivando o enfrentamento das práticas discriminatórias para o acesso aos direitos que todas as pessoas possuem”, explicou a secretária.



Já o prefeito Márcio Tenório, representado na capacitação pela vice-prefeita Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, ressalta que a efetiva participação de diferentes pastas do executivo é que possibilitará a criação da Política Municipal para a População em Situação de Rua. “O executivo está pautado em buscar soluções para essa questão que serão baseadas na Política Nacional. Neste momento da criação estamos sensibilizando os órgãos competentes e, em breve, vamos poder proporcionar o direito às políticas públicas para essa parcela da população”.



O encontro de hoje foi mediado pela especialista no assunto, Joana Maria Gouveia. Ela explanou sobre perspectiva de direitos, exercício da alteridade, respeito à dignidade da pessoa humana e conscientização contra o preconceito.



Também participaram do evento Osvaldo Julião, secretário de Administração; Vinícius Julião, da Advocacia Geral do Município; funcionários das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Planejamento Urbano, Obras e Habitação e Saúde, além da sociedade civil organizada.



Joana Maria Gouveia – Joana possui graduação (2002), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC – SP). É docente no curso de graduação, extensão e pós-graduação em Serviço Social e Políticas Públicas. Possui experiências nas áreas de serviço social com ênfase em assistência social, proteção social especial, trabalho com famílias, habilitação pós-ocupação e regularização fundiária e outros.

Comentários

Postagens mais visitadas