Professores alfabetizadores concluem semestre letivo com Workshop do artista Carlo Cury


Equipe do Apoio Pedagógico e professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira (28/11) de Workshop com o artista plástico Carlo Cury, onde conheceram um pouco mais do processo de criação das cerâmicas que compõem a exposição Origens Nativos. O encontro ocorreu na Secretaria de Municipal de Educação de Caraguatatuba, no Indaiá.

O tema Índios está na grade curricular dos alunos do 1º ano e como o artista e ceramista Carlo Cury conhece muito da cultura indígena, tanto caiçara quanto brasileira, foi convidado pela Secretaria de Educação para enriquecer a formação dos docentes.

Para as professoras do Apoio Pedagógico, Érika Miskolci e Soraia dos Reis Lima a reunião foi a melhor forma encontrada para finalizar o projeto desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2017.

“O Workshop complementou tudo que aprendemos sobre cerâmica, cultura indígena brasileira, este ano, e poderemos repassar aos novos alunos no ano que vem.”, disse Arlinda Rocha Pereira Martins, docente na EMEI/EMEF Profª Aída de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro.

Já para o artista plástico Carlo Cury a proposta do trabalho com os docentes foi o de levar um pouco da vivência e tradição da arte da cerâmica indígena.

“Trabalhamos com argila e grafismos que representam animais com os quais as crianças estão acostumadas – peixes, tartarugas e aves. Assim os trabalhos desenvolvidos em sala de aula contemplaram não só a cultura indígena mas também o meio ambiente e sua preservação”, afirmou Cury.

Carlo Cury é formado em Arquitetura pela Faculdade Bela Artes de São Paulo, mas foi nas artes plásticas que construiu uma extensa produção. Atualmente, tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, visitando museus (arqueologia) e aldeias indígenas.

Comentários

Postagens mais visitadas