Prefeitura de Ilhabela define estratégias para atendimentos no Carnaval







Duas Unidades Básicas de Saúde funcionarão em regime especial durante a folia e cinco ambulâncias cuidarão dos serviços de Urgência e Emergência



A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, definiu na última semana as estratégias para otimizar os serviços da pasta durante o carnaval no município. A festa, que acontece entre os dias 9 e 13 de fevereiro, também contará com ações informativas que serão realizadas a fim de chamar a atenção da população, além de um sistema especial de atendimento de urgência e emergência.

Nesta época, a procura pelos serviços de saúde aumentam, principalmente por conta do número elevado de acidentes que marcam o período.

O prefeito Márcio Tenório orientou a equipe da saúde para que fossem intensificadas as ações de acesso aos serviços de Urgência e Emergência (U/E) na rede SUS durante o Carnaval. “Estamos integrando todos os setores da Saúde para um melhor atendimento à população, através de regime especial nas UBS´s, cobertura ampliada de ambulâncias e ações de orientação e dicas de saúde para os foliões”, explicou Tenório.

O regime especial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) acontecerá da seguinte forma: duas unidades funcionarão durante o Carnaval, e as demais estarão fechadas. A UBS Costa Sul funcionará das 11h às 19h, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Já a UBS da Vila, em regime de plantão, das 22h às 4h, entre os dias 9 e 13 de fevereiro. Cada equipe será formada por um médico, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem e um auxiliar de serviços gerais.

Além das UBS´s abertas, a Secretaria de Saúde de Ilhabela disponibilizará uma ambulância em cada unidade em funcionamento e três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, sendo uma na Barra Velha, uma no Engenho D´Água e outra na Vila. O apoio das ambulâncias também acontecerá em outros dias como no bloco da Dorotéia, e no desembarque/embarque de passageiros dos navios.



Plantão Odontológico

Além dos plantões nas duas UBS’s, a Prefeitura de Ilhabela também oferece o plantão odontológico de emergência aos finais de semana e feriados na unidade do Perequê. O serviço funciona em regime de plantão à distância 24 horas. Durante o dia, o profissional permanece na unidade e no período noturno é acionado pelo vigia, caso tenha algum paciente. Para mais informações, acesse https://goo.gl/qxMDU2.



Orientação e Prevenção na Folia

Dando sequência às ações integradas da Secretaria de Saúde para o Carnaval de Ilhabela, o departamento de Vigilância Epidemiológica intensificará a campanha de orientação para o uso da camisinha e a distribuição do preservativo feminino e masculino. O material será distribuído gratuitamente pela avenida do samba durante os blocos carnavalescos.

A campanha visa chamar a atenção da população para o uso do método mais eficaz de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), vírus HIV, Sífilis e alguns tipos de hepatites, além de evitar a gravidez não planejada.

De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lara Kayanoki, a intenção dos profissionais é incentivar o uso do preservativo durante as relações sexuais.

As ações de controle às DST’s/AIDS, assim como a conscientização para o uso moderado de bebidas alcoólicas, é um alerta importante para toda sociedade. O trabalho de divulgação e conscientização acontece durante o ano todo, mas na época do Carnaval é intensificado devido à aglomeração de pessoas, grande chegada de turistas, o alto consumo de álcool. “O objetivo é levar informação e facilitar o acesso aos preservativos, evitando uma gravidez indesejada e doenças. A distribuição das camisinhas acontece para que se houverem relações sexuais, as pessoas estejam preparadas”, enfatiza o secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova.



Bloco da Camisinha

O Bloco da Camisinha surgiu no Carnaval de 2005 por iniciativa da Prefeitura de Ilhabela, através do departamento de Vigilância Epidemiológica. Atualmente, com os funcionários da Saúde de Ilhabela e o engajamento da comunidade, é o maior bloco carnavalesco do Litoral Norte de São Paulo. Tem como objetivo conscientizar os foliões a respeito da prevenção às DST’s/AIDS, do sexo com segurança e abordar o tema de luta contra o preconceito, com sambas enredos temáticos e irreverentes.

Com o samba enredo: “Não desafie mais o HIV, vista Camisinha”, assinado por Joãozinho do Pagode e com arranjos de Lelê da Viola, o Bloco da Camisinha traz para a avenida neste ano 1,2 mil foliões embalados pela bateria com componentes do Bloco União da Ilha, e com os intérpretes Joãozinho do Pagode, Lelê da Viola e Rodrigo Moscou.



Combate à dengue

O departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, por meio do Controle de Vetores de Ilhabela (CVI), vem promovendo arrastões constantes de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Além deste trabalho de limpeza, o CVI promoverá durante os dias de Carnaval algumas ações de informação e conscientização da população. Entre elas, a panfletagem nas praias durante o dia, no Terminal Marítimo de embarque e desembarque de passageiros e em locais de grande circulação de pessoas, como na Vila, praias do Perequê, Itaguaçu. E durante a noite, ações educativas e panfletagem sobre as arboviroses para os moradores, veranistas e turistas.

Comentários

Postagens mais visitadas