Em noite de festa caiçara, vereadores homenageiam personalidades do arquipélago















No mês da cultura caiçara, os vereadores de Ilhabela homenagearam personalidades do município que prestam relevantes serviços em suas áreas de atuação, contribuindo para a conservação das tradições e desenvolvimento da cidade. Os certificados de reconhecimento público foram entregues na sessão Ordinária de terça-feira (8/5), conforme previsto pela Lei 999/2013.



O vereador Gabriel Rocha (SD) destacou o trabalho do artista e embaixador cultural da cidade, Gilmar Pinna. Conhecido internacionalmente, ele leva o nome de Ilhabela para diversos países. O reconhecimento foi entregue ao seu irmão Geraldo Pinna que justificou sua ausência “Ele não está aqui presente porque está fazendo o maior monumento da história desse país, Nossa Senhora Aparecida, de 50 metros. Mas, entre todas as homenagens que já recebeu, essa de nossa terra natal é a que mais enche de alegria”, enfatizou.



Também indicação do vereador Gabriel Rocha (SD), o ex-prefeito de Ilhabela Roberto Fazzini, esteve entre os homenageados da noite. Em seu nome, receberam o certificado as suas sobrinhas Maria Inez e Maria Emília Fazzini. O ex-chefe do Executivo exerceu mandatos em 1972 e mais tarde em 1992. Nessas oportunidades ajudou a viabilizar a abertura da Estrada dos Castelhanos; a instalação do cabo submarino, trazendo energia elétrica ao arquipélago e a conquista dos royalties do petróleo para o arquipélago. “Seu Roberto Fazzini foi escola para muito político. Sei muito da história desse honroso cidadão ilhabelense, merecedor deste título”, destacou o parlamentar.



Jeferson dos Santos Viana, professor de Jiu-Jitsu e Muay Thai, também foi reconhecido pelo vereador Gabriel (SD) pelo trabalho desenvolvido através do esporte com os jovens do município. Com uma equipe formada há mais de nove anos revelou atletas campeões a nível mundial, brasileiro, estadual e regional. Atualmente faz parte de uma das maiores equipes de Jiu-Jitsu do Brasil e do mundo, a GF Team (Grappling Fight Team).



O vereador Evandro Alves Rodrigues, o Vando da Vila (PP), fez a entrega do certificado ao artista plástico Sebastião Vicente de Andrade. Tião, como é conhecido, foi carnavalesco fundador do Grêmio Recreativo Carnavalesco Escola de Samba Unidos do Garrafão, esteve por 13 anos na escola Unidos de Padre Anchieta, por três na Mocidade Sul da Ilha e por 10 anos na escola Água na Boca. “Ele é um grande profissional reconhecido na cidade pelo trabalho que fez em todas as escolas de samba que passou. Eu sendo caiçara me sinto muito feliz podendo estar aqui hoje entregando essa singela homenagem”, salientou o parlamentar.



Vando da Vila (PP) ainda indicou o reconhecimento ao diretor das comunidades tradicionais de Ilhabela, Benedito de Oliveira Dória. Segundo o parlamentar, a preocupação de Dito Dória, como é conhecido na cidade, com o futuro da cultura caiçara faz com que exerça um papel fundamental de preservação e resistência deste modo de vida ameaçado pelas constantes transformações cotidianas e culturais. “Essa comemoração quero dividir com todo o povo caiçara”, destacou Dito Dória.



Juntamente com seus irmãos Leandro e Gislene Rodrigues, o vereador Vando da Vila recebeu das mãos do vereador Cleison Ataulo Gomes, o Cleison Guarubela (DEM) a homenagem ao seu pai Nelson Rodrigues, caiçara que se destaca em campeonatos nas modalidades esportivas Malha e Bocha, trazendo medalhas de ouro para o município.



A presidente da Câmara, vereadora Nanci Zanato (PPS), destacou a dedicação da ex-conselheira tutelar, Amélia Rafael de Souza, às crianças e adolescentes de Ilhabela. “Quando nem se pensava em abrigo e Casa da Criança na cidade, ela transformou a casa dela em um local para recebê-los. Sempre que havia algum problema com crianças, os professores, o juiz, sempre direcionavam para ela”. Ainda foram homenageados pela presidente Davi Borges de Souza, Veríssimo de Assunção e Verena Corrêa dos Santos, que receberão em outra ocasião.



O vereador Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), idealizador do projeto de lei que deu origem às homenagens no mês da cultura caiçara, fez a entrega do certificado à caiçara Elza Gomes Batista Tenório, mãe do prefeito Márcio Tenório que esteve presente na sessão prestigiando o momento. Natural da Praia da Fome, Dona Elzinha ganhou a simpatia dos presentes compartilhando suas histórias.



Luizinho da Ilha (PSB) prestou sua homenagem à Evandro Costa Oliveira. Nascido na Ilha de Búzios, Vandinho Caiçara conheceu a dança de rua ainda na infância e se tornou dançarino profissional. De uma brincadeira com a linguagem do povo caiçara descobriu seu dom para fazer paródias e poesias. Em um canal nas redes sociais dá voz a personagens e divulga a cultura local. “O caiçara é a poesia viva da nossa história. As comemorações esse mês valorizam as nossas raízes e é importante trabalharmos para que essa cultura nunca acabe”, enfatizou o vereador. Vandinho Caiçara declamou um poema de sua autoria e deixou a mensagem do povo tradicional do arquipélago. “Falo a todos os caiçaras do Brasil, do Sul ao Norte, que nós caiçaras somos mais fortes. Hoje estamos mais informados, com muita gente boa do lado que ainda quer nos ajudar a recuperar o que nos foi tirado. Eu ainda estou com o espelho, que reflete dentro do meu peito, não quero devolvê-lo, quero trocar por respeito”, dizia trecho de sua obra.



Angélica de Souza, nascida na Praia Mansa, recebeu o certificado do vereador Marquinhos Guti (DEM). Conhecida por sua luta em favor das comunidades tradicionais, lotou o plenário com moradores da Baia dos Castelhanos e representantes da sociedade civil. “Ela é uma guerreira caiçara que lutou contra a especulação imobiliária, foi uma das fundadoras da Associação Amor Castelhanos. Por sua representatividade tem cadeira no Conselho do Plano Diretor, no Conselho Municipal do Turismo, além de ser reconhecida pelo Ministério Público Federal”, declarou o parlamentar. “Fico emocionada só de falar do meu povo. Deus que me dá forças para lutar. Aprendi que para vencer os obstáculos da vida você não precisa ter vários diplomas, a gente também aprende na prática. Amo meu povo e viva as comunidades tradicionais”, agradeceu Angélica.



O vereador Anisio Oliveira (DEM) homenageou Benedito Augusto dos Santos. Contador e servidor público na Fundação Arte e Cultura de Ilhabela há seis anos, Ditinho já esteve como secretário da Cultura. Fundador da escola de samba Acadêmicos Leões do Ita, tetracampeã do carnaval da cidade, figura entre as personalidades do samba ilhéu. Sucesso há mais de 20 anos, também é o fundador da banda Pronúncia no Olhar, composta por quatro de seus filhos.

Comentários

Postagens mais visitadas