Comtur apresenta projetos em andamento para o turismo local e resultados do mês náutico





A próxima reunião acontecerá na segunda quinta-feira de setembro, após o aniversário da cidade e o feriado da Independência do Brasil, datas que devem movimentar Ilhabela e incrementar a pauta da próxima discussão do Conselho

Aconteceu na última quinta-feira (9), no auditório do Paço Municipal de Ilhabela, mais uma reunião do Comtur. Abrindo o encontro, o diretor de Planejamento e Fomento da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luciano Meneghetti, expôs aos presentes dados atualizados que representam o andamento de projetos não regulares ou recorrentes, iniciados pela secretaria este ano ou em 2017.

Dentro do bloco de desenvolvimento sustentável, por exemplo, foram citados a agência de turismo, junto com o projeto de internet e o parque tecnológico, para os quais foram realizadas visitas técnicas à outras cidades, como Gramado (RS) e Foz do Iguaçu (PR), com o objetivo não somente de trocar experiências e absorver conhecimento entre municípios, mas angariar informações substanciais para o desenvolvimento de um projeto para futura instalação de um parque tecnológico no arquipélago. Para tanto, está em processo a elaboração de um termo de referência e o próximo passo deverá ser um chamamento público, sendo que 15% do projeto já foi desenvolvido.

Foram apresentados também os percentuais no andamento de projetos como a marina pública, centro de exposições, revitalização da orla mais passeio público, revitalização da Vila, construção do espaço de cinema, projeto “entrada da cidade” (que se refere à adequação das estruturas nas áreas de embarque das balsas), projeto Circuito Litoral Norte (que visa a integração dos quatro municípios que compõe a região do Litoral Norte, trabalhando de forma integrada no que tange ao turismo), trilha “volta à ilha”, mobilidade urbana, e vários outros trabalhos iniciados pela secretaria em 2017 ou ainda este ano, e que deverão continuar seguindo os trâmites necessários para a completa execução.

Representantes do CT Ecoturismo tiveram a palavra também, e levaram ao Comtur de agosto questões referentes à segurança nas trilhas e cachoeiras da ilha. Nos tópicos da apresentação, colocados em debate, constaram o termo de referência dos monitores de trilhas, novo curso de capacitação para contratação de monitores e estruturação das trilhas (propondo maiores investimentos nas trilhas reconhecidas pelo parque, para que na alta temporada o uso das mesmas possa ser feito sem nenhum risco).

Ainda foram apresentados números referentes ao mês de julho, resultados da 45ª Semana de Vela, que aconteceu entre os dias 6 e 29. O município recebeu ao longo das três semanas de atividades 48 mil pessoas, com um evento que ofereceu 18 shows, 12 palestras e 146 sessões de cinema. Foram produzidos, para divulgação em veículos de comunicação, 37 releases, atingindo cerca de 2.500 jornalistas em mídia nacional. Ilhabela sediou o maior evento náutico da América Latina, o que rendeu um total de 881 matérias redigidas, gerando R$ 19.364.000,0 em retorno para o município. Foram 62 reportagens e programas de televisão, juntos às emissoras parceiras Rede TV, VTV (SBT), TV Vanguarda (Globo), Band Vale e Record Vale.

“Julho foi um grande mês para Ilhabela, tivemos números históricos no turismo e na economia, graças ao grande movimento gerado pela Semana de Vela e Race Village, firmando parcerias que irão colaborar para que sigamos com o desenvolvimento do turismo de qualidade no município. Queremos fazer a mesma coisa no Festival do Camarão, gastando menos a cada ano, investindo mais em assessoria de imprensa para repercutir mais os eventos, promovendo um resultado melhor para a cidade, trazendo turismo na baixa temporada, promovendo a geração de emprego e renda”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Fazzini.

Comentários

Postagens mais visitadas