“Mutirão Odontológico” em Ilhabela atende 165 pessoas
Foram prestados serviços de atendimento clínico geral odontológico, atendimento em pediatria, restauração, extração e limpeza.
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a “Odonto Truck”, do Instituto de Apoio as Políticas Públicas (IAPP), realizou entre 25 e 28 de julho, o “Mutirão Odontológico”. A iniciativa atendeu um total de 165 pessoas.
A equipe da “Odonto Truck”, assistiu à população ilhéu no estacionamento do Hospital Municipal Mário Covas Júnior, na Barra Velha. A expectativa era atender cerca de 42 pacientes por dia. “A população teve ao seu dispor, durante quatro dias, inclusive no sábado, os serviços de atendimento clínico geral odontológico, atendimento em pediatria, restauração, extração e limpeza”, disse o prefeito Márcio Tenório. “Cuidar da saúde bucal da nossa população, é cuidar com muito carinho e zelo do sorriso da nossa gente”, frisou.
Além dos atendimentos, a equipe contabilizou 603 procedimentos, entre eles: raspagem alisamento e polimento supragengivais, restauração de dente decíduo (2), restauração de dente permanente anterior (14) e restauração de dente permanente posterior (53).
Duas faixas etárias, entre 18 e 19 anos e entre 30 e 39 anos, foram as que mais procuraram pelo atendimento realizado por três dentistas. “Atendemos com o mutirão a demanda espontânea, mas lembramos a todos que a odontologia está disponível na rede municipal de saúde, nas UBS’s”, comentou o secretário adjunto de Saúde, Gustavo Barboni. “As consultas são agendadas sempre na última sexta-feira do mês”, salientou.
Plantão odontológico
Desde o ano passado o “Plantão Odontológico” está disponível para a população. O serviço funciona em regime de plantão à distância 24 horas. Durante o dia, o profissional permanece na unidade e no período noturno é acionado pelo vigia, caso tenha algum paciente.
Ilhabela conta hoje com 12 equipes de saúde bucal com dentistas e auxiliares trabalhando 40 horas semanais; cinco dentistas trabalhando 20 horas semanais (um deles na comunidade tradicional do Bonete); e mais quatro agentes de saúde bucal responsáveis pelos trabalhos de escovação supervisionada nas 6.137 crianças do município.
Serviço: Os pacientes que necessitarem do serviço devem se dirigir a UBS do Perequê ou ligar para o telefone (12) 3896-2008, e falar com o vigia, que acionará o profissional da escala para que a emergência seja atendida.G
Comentários
Postar um comentário