Ilhabela passa pela primeira supervisão dos Espaços Lúdicos
Ação faz parte do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância
O Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância, realizou na terça-feira (18), a primeira supervisão dos Espaços Lúdicos do município, que foi acompanhada por membros do Comitê da Primeiríssima Infância de Ilhabela.
O acompanhamento faz parte da formação, na qual o grupo participou no mês de agosto, na cidade de Caraguatatuba, que teve como tema “a criação de espaços lúdicos”, onde os participantes conheceram mais sobre a importância e funções desse equipamento, das brincadeiras e brinquedos (especialmente produzidos com sucatas), em diversos setores como UBS’s, escolas, Cras, praças públicas e até mesmo em casa para o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo de crianças de até três anos de idade.
A supervisora e formadora, Iraci Saviani visitou os locais, nos quais foram implantados os espaços lúdicos. A comitiva esteve pela manhã no Cras, na Apae, no Instituto Tiê e na UBS do Perequê. Já no período da tarde ocorreu a orientação sobre visitas efetuadas e possíveis soluções, iniciando o “Plano de ação para a formação dos espaços lúdicos” – planejamento, processo, escolhas dos locais e possibilidades reais, com análise, observações, sugestões e interferências; orientar sobre o plano das reedições, esclarecendo o grupo sobre as próximas reedições; e orientações gerais, incluindo a documentação e registro das reedições e instalação dos Espaços lúdicos, a serem apresentadas na terceira supervisão.
São Paulo Pela Primeiríssima Infância
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação “Maria Cecília Souto Vidigal”.
Entre os principais objetivos do programa estão melhorar a qualidade do atendimento e dos cuidados oferecidos às gestantes e às crianças, promover o trabalho integrado entre os vários setores envolvidos e mobilizar a sociedade para importante fase da vida.
O período que abrange da gestação aos três primeiros anos de vida, foi escolhido pelo programa devido às descobertas recentes da neurociência, que apontam esta fase como a mais relevante em relação ao desenvolvimento cerebral.
A garantia de condições adequadas de nutrição, o cuidado, a atenção, a convivência e o aprendizado durante esta fase da vida fazem toda a diferença para que as funções cerebrais do indivíduo floresçam ao longo de toda a sua existência.
O programa visa implantar políticas públicas efetivas ao desenvolvimento infantil de qualidade. São diversas iniciativas que integram a iniciativa, entre elas a mobilização comunitária para a conscientização dos primeiros anos de vida, a avaliação e monitoramento contínuo.
As intervenções viabilizam a integração das três áreas de atendimento à Primeira Infância: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.
O programa “Primeiríssima Infância” propõe um modelo de mudança no município para que todo o sistema assuma uma nova postura com relação à Primeiríssima Infância e, para isso, seus objetivos estão relacionados à quatro eixos de atuação: Estrutura de Governança; Desenvolvimento de Capacidades; Comunicação e Mobilização Social e Avaliação e Monitoramento.
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