Prefeitura de Ilhabela realiza oficinas culturais de Literatura, Gestão Cultural e Arqueologia





Os cursos serão realizados na Biblioteca e Videoteca Municipal “Prefeita Nilce Signorini”



A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Poiesis Organização Social de Cultura – Programa Oficinas Culturais, realizará nos meses de setembro e novembro, na Biblioteca e Videoteca Municipal “Prefeita Nilce Signorini”, na Barra Velha, oficinas culturais nos segmentos de Literatura, Gestão Cultural e Arqueologia.

As oficinas vão ao encontro dos planos da Administração em promover a Cultura ilhéu, destacando o seu patrimônio cultural e histórico e a cultura caiçara. “Nossa cidade é muito rica culturalmente e fomentamos cada vez mais tudo o que ela tem de melhor, incluindo o turismo cultural”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Para o secretário da pasta, Nuno Gallo, explorar o cenário local, culturalmente falando, é um grande ganho para o arquipélago. “Ilhabela tem muitas opções para o turismo, praias, cachoeiras, aventuras, mas nem todos os turistas procuraram a cidade para essas práticas, há quem venha aqui apenas para conhecer a nossa história; precisamos estar preparados e montar roteiros atrativos para esse público. Esses cursos podem ser uma base para que novas ideias surjam e possamos explorá-las”, disse Gallo.



Elaboração e Gestão

A primeira oficina é a de Projetos Culturais – Elaboração e Gestão, que ocorrerá entre os dias 4 e 20 de setembro, das 18h às 22h. As inscrições podem ser realizadas do dia 4 ao dia 18, são 20 vagas para maiores de 18 anos e a seleção é por ordem de inscrição. Em três encontros, esta oficina de Gestão Cultural, ministrada e coordenada por Lucina Machado, produtora cultural com ampla experiência na gestão, avaliação e implantação de projetos artístico-culturais, tem como objetivo desenvolver a capacitação de gestores culturais e pesquisas sobre novos modelos organizacionais, investimentos culturais e sustentabilidade artística. Propõe a dinâmica de elaboração de uma proposta cultural contextualizada a partir do repertório pessoal dos participantes. A experimentação em questão irá abordar aportes conceituais e fomentar um conjunto de questionamentos, a fim de estimular a construção reflexiva, a identificação de territórios e o empreendedorismo local. Sobretudo, a oficina abordará a elaboração de projetos como uma poderosa ferramenta de construção muito além de sua utilização em editais e leis de incentivo.



Escrita Criativa

De 3 a 22 de setembro, estarão abertas as inscrições para a oficina de Escrita Criativa: Como Escrever seu Livro – da ideia à edição ou auto edição. A seleção será realizada por ordem de inscrição e por carta de interesse. O público alvo é de professores, estudantes, aspirantes a escritores, leitores, arte-educadores, interessados e amantes do livro e da literatura, poesia em geral. O curso será ministrado no dia 22 de setembro, das 8h às 18h, por Reynaldo Bessa, músico e escritor. A oficina mostra como desenvolver uma primeira ideia para se iniciar um texto, seja um poema, um conto ou mesmo um romance. Como enriquecer essa ideia, através de leituras e análises de textos. Apontar as diversas possibilidades de saídas ou caminhos partindo de um texto já existente. Terminar um texto inacabado para perceber as diferentes visões de cada aluno, mostrando que apesar de se saber “tudo” o que já foi escrito, o que importa é como se diz, como se conta e não o que se conta. Depois de formatada essa ideia, a ideia é mostrar os caminhos a serem seguidos hoje no mercado editorial: da edição (ou autoedição) ao lançamento da obra editada. “Além disso, falaremos sobre blogs, o livro digital ou o formato tradicional, mídias sociais e suas possibilidades profissionais, ISBN, CBL, Jabuti, lançamentos adequados e eficazes, outros prêmios, concursos e etc”.



Arqueologia Pública

Os cursos encerram em novembro com a oficina Arqueologia Pública Como Campo da Preservação Cultural. Com coordenação de Tobias Vilhena, técnico em Preservação Arqueológica (Iphan); historiador (PUC-SP), mestre em Arqueologia (MAE-USP), doutor em História (PUC-RS) e pós-doutorado (Unicamp); Vilhena tem passagens em instituições internacionais como National Park Service (EUA) e Universidade de Coimbra (Portugal). A oficina busca levar o participante a conhecer o conceito de Arqueologia Pública e a sua importância para a construção de identidades e das memórias individuais e coletivas na sociedade contemporânea, instrumentalizando-a para os embates nas definições dos patrimônios culturais e naturais brasileiros. Ao mesmo tempo, oferecerá um breve histórico da constituição da área, seus personagens e principais conceitos. As inscrições ocorrem de 3 de setembro a 9 de novembro. A aula será ministrada no dia 9 de novembro das 8h às 18h.



Confira a programação completa:

Setembro

Oficina: Projetos Culturais – Elaboração e Gestão

Coordenação: Luciana Machado

De 4 a 20 – terça-feira, quarta-feira, quinta-feira – das 18h às 22h

Público: aberto a todos os interessados

Inscrições: de 4 a 18 de setembro

Seleção: por ordem de inscrição

Participação: inscrição individual

Vagas: 20

Indicação: maiores de 18 anos



Oficina de Escrita Criativa: Como Escrever Seu Livro – Da Ideia à Edição Ou Auto Edição

Coordenação: Reynaldo Bessa

Dia 22 – sábado – das 8h às 18h

Público: professores, estudantes, aspirantes a escritores, leitores, arte-educadores, interessados e amantes do livro e da literatura, poesia em geral.

Inscrições: de 3 a 22 de setembro

Seleção: por ordem de Inscrição | carta de interesse

Participação: inscrição individual

Vagas: 20

Indicação: maiores de 16 anos



Novembro

Oficina: Arqueologia Pública Como Campo da Preservação Cultural

Coordenação: Tobias Vilhena

Dia 9 – sexta-feira – das 8h às 18h

Público: gestores culturais, produtores culturais, artistas, conselheiros de cultura, pesquisadores, professores e interessados em geral.

Inscrições: de 3 de setembro a 9 de novembro

Seleção: por ordem de inscrição

Participação: inscrição individual

Vagas: 20

Indicação: maiores de 16 anos

Local: Biblioteca e Videoteca Municipal “Nilce Signorini” – Av. Princesa Isabel, 2626 – Barra Velha, Ilhabela – SP, 11630-000

Comentários

Postagens mais visitadas