Apae de Ilhabela comemora 30 anos de atividades no município Jantar comemorativo será realizado nesta quinta-feira (18)



Fotos: PMI

Legenda: Cerca de 130 alunos são atendidos pela instituição





Muitas histórias, alegrias, superação, aprendizado e muito mais, podem ser descritos nos 30 anos de atividades da Apae (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais), em Ilhabela. A instituição que atende hoje 128 alunos na educação especial iniciou suas atividades no município em 18 de outubro de 1988.



Desde a inauguração, a Apae passou por diversas mudanças, como sede, ampliação do atendimento. “A instituição faz parte de história vencedora de Ilhabela. Parabenizo todo o trabalho que oferecem nos cuidados com as pessoas com deficiência de nosso município, as quais merecem toda a atenção e suporte para que possam desenvolver autonomia, superar suas limitações e aprender de acordo com a evolução individual. A nossa Administração tem dado suporte para que os serviços sejam de qualidade e que realmente possam beneficiar os alunos e suas famílias”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

A Apae é uma entidade filantrópica de assistência social, educação especial e saúde, prestando atendimento nas modalidades de Ensino em Educação Precoce, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Sócio Educacional e Educação Especial para o Ttrabalho, Artes Cênicas e Educação Física; com a parceria da Secretaria de Esportes nas modalidades de taekwondo e o atletismo. “São muitas parcerias que desenvolvemos juntos: Educação, Esporte, Saúde e Assistência e Inclusão Social. Todas em prol das pessoas com deficiência e de suas famílias. O trabalho da Apae é lindo, feito com amor, humanizado e com muita dedicação em proporcionar uma melhor qualidade de vida para essas pessoas”, disse a secretária de Educação, Yeda Lopes.



A estrutura da instituição conta hoje com corpo docente especializado e multidisciplinar; têm seis salas de aula, sala multifuncional, centro de convivência, sala de reabilitação e interação sensorial, estimulação (para o início dos trabalhos após o primeiro diagnóstico), terapia ocupacional, sala de artes, serviço social, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, equoterapia, recepção, sala de reunião, administração e direção, banheiros acessíveis, vestiário, campo de futebol e piscina aquecida para hidroterapia, natação “Nadando para o mundo” e Recreação Pedagógica. “Comecei a trabalhar com a Apae em 1995 e vi muita coisa mudar. Nesta época eram atendidos 16 alunos, em duas salas, com formato essencialmente assistencial. Só três anos depois, em 1998, ela passou a atender em caráter educacional, sendo a primeira e única escola de educação especial de Ilhabela”, destacou Deyse Moreira, diretora educacional.



Além disso, tem diversos programas, onde os alunos são inseridos de acordo com sua necessidade: Educação Precoce; Programa de Estimulação Sensorial; Programa de Alfabetização; Programa Atividades de Vida Diária; Programa Autismo; Programa Sócio Educacional; Programa Educação Especial para o Trabalho; Programa: Centro de Convivência; Artes Cênicas; Educação Física; Taekwondo; e o Projeto Mãe Arteira.



Jantar comemorativo

Para celebrar os 30 anos da Apae ilhéu, será realizado, na noite e hoje (180, um jantar festivo, na própria sede. O menu é assinado pelo chefe Tonhão e o som ficará por conta da banda Tom Cats.

Serviço: Mais informações no endereço eletrônico: https://goo.gl/522KtM

Comentários

Postagens mais visitadas