II Mini Fórum Ambiental da E.M. Paulo Renato é sucesso em Ilhabela



Foto: PMI

Legenda: O evento contou a palestra “Transformar o Mundo Brincando”e várias oficinas





Projeto da unidade integra educação, meio ambiente, comunidade e protagonismo juvenil



Despertar a consciência ambiental foi a proposta da E.M. Paulo Renato, no II Mini Fórum de Educação Ambiental realizado na sexta-feira (5), que integrou alunos, professores e funcionários, educação, meio ambiente, comunidade e protagonismo juvenil.

O evento, em sua segunda edição, enraíza as práticas ambientais realizadas, que mudam a rotina e a maneira de a

gir e pensar sobre o meio ambiente. “É gratificante ver todas essas crianças empenhadas em preservar o espaço em que vivemos, em colaborar e disseminar aquilo aprendem aqui. Educação é muito mais que uma sala de aula e disciplinas da grade curricular. Ações como essa nos diferenciam e nos deixam mais próximo de uma cidade plenamente educadora”, declarou o prefeito, Márcio Tenório.



As práticas da unidade, constantes e divididas em grupos, são denominadas de o “Camarão In’ Ações”, o qual se desdobra em cinco eixos: Camarão Semeando, Camarão Urubuzando, Camarão vai à praia, Camarão Passarinhando e Camarão Rio Acima. “O meio ambiente vai muito além de cuidar de árvores. Tenho que agradecer e parabenizar cada aluno, pois a mudança vem sendo feita graças a eles, que são realmente parte da mudança e nos alegram muito”, disse o diretor da unidade, Rodrigo Darlen Firmino.



Para a realização do Mini Fórum, os envolvidos no “Camarão In’ Ações”, foram divididos em grupos de responsabilidades. “Cada turma ficou responsável por uma parte do evento, como comunicação, cerimonial, cartografia, terrário, memória e narrativa, sala ambiente, entre outros. Assim todos conseguiram fazer parte da organização, num verdadeiro e competente trabalho em grupo”, disse Firmino.



O Mini Fórum também contou com o apoio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento e Inclusão Social, Parque Estadual, escolas e diversos parceiros. “Uma sementinha foi plantada desde o início dessa escola num trabalho conjunto com o meio ambiente. E um dos frutos é este Mini Fórum, um grande avanço na Educação Ambiental para essas crianças”, disse secretária adjunta de Educação, Ana Paulo dos Santos. “A nossa cidade é limitada e não podemos perder todo esse verde, essa natureza que nos cerca, por isso sempre vamos apoiar a escola nessas ações. Além disso, temos hoje nas escolas as composteiras, a horta educativa, projetos de coletas de pilhas e óleo. Quero parabenizar toda a equipe Paulo Renato, e que continuem ajudando a nossa cidade para que ela permaneça verde e preservada”, salientou.



Durante o evento, a vereadora e presidente da Câmara, Nanci Zanato, além de elogiar o projeto escolar, falou ao público presente sobre as leis aprovadas e as que tramitam no legislativo ilhéu, as quais colaboram com as ações realizadas pelos alunos, visando proteger o meio ambiente. Exemplo recente foi a lei que proíbe os canudinhos plásticos no comércio de todo o município, sancionada pelo prefeito Márcio Tenório.



Já o diretor pedagógico do Ensino Infantil, João Paulo de Souza, comentou o fortalecimento das ações. “Podemos ver uma educação integral aqui, não no sentido de tempo, mas sim de desenvolvimento integral do aluno, da construção da sociedade que todos nós almejamos”, comentou.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, reforçou a parceria com a Educação. “Somos parceiros mesmo. Minha equipe e eu compartilhamos dessa ideia. Dependemos de vocês, pois trata-se de um trabalho imenso e importante e sem a contribuição de todos seria impossível sua realização. Vocês são o nosso combustível para transformar o planeta”, afirmou a secretária.



O evento contou ainda com a palestra “Transformar o Mundo Brincando”, ministrada por Edgard Gouveia, cofundador do Instituto Elos; oficinas oferecidas por alunos e parceiros como o Agrofloresta, Morada da Floresta, pais de alunos e participação do grêmio estudantil da E.M. Professora Eva Esperança.



Além da secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães e da secretária adjunta de Educação, Ana Paula dos Santos, dos diretores pedagógicos Vilma Barreto, João Paulo de Souza e Maria Terezinha Dias Souza e Lucília Spiritus (do Parque Estadual), também prestigiou o seminário, a vereadora Nanci Zanato.

Comentários

Postagens mais visitadas