Ilhabela é apresentada como case de exemplo para novo projeto do Ministério do Turismo
Foto:PMI
Legenda: Grupo de trabalho apresenta o case de sucesso da cobertura audiovisual do Miss Brasil 2017
Na última quinta-feira (27), a Prefeitura de Ilhabela foi convidada pela diretoria de Marketing do Ministério do Turismo a apresentar o case de sucesso da cobertura audiovisual do Miss Brasil 2017, realizado na ilha. A apresentação aconteceu no estande do MTur dentro da 46ª Abav Expo 2018, durante o lançamento de um grupo de trabalho que tem o objetivo de promover o Turismo Cinematográfico em âmbito nacional e internacional. A equipe será formada por especialistas de Cinema, Cultura e Turismo das esferas pública e privada, e na abertura dessa iniciativa, Ilhabela foi mencionada como um case exemplo para o trade.
O município foi representado pela figura do secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini. Na ocasião, também palestraram Steve Solot, diretor Executivo da Rebrafic (Rede Brasileira de Film Comissions) e Vanessa Mendonça, diretora de Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo, do MTur, falando sobre a grande capacidade que produções audiovisuais têm de amplificar o potencial turístico de uma região e como Film Comissions é a ferramenta ideal para otimizar esses resultados.
“O tema Film Comissions faz parte do Plano Plurianual (PPA) e nossa ideia é ter uma nova vertente econômica em torno dessa indústria cinematográfica. Isso envolve o destino em produções de filmes, documentários, séries de TV, comerciais e eventos televisivos, como no caso do Miss Brasil”, comentou Fazzini.
No ano passado, ao longo de dez dias, foram mais de 600 pessoas trabalhando diretamente para o evento. O concurso Miss Brasil movimentou diferentes segmentos de serviços no município, como hotelaria, gastronomia, indústria de serviço de eventos, empresa de segurança, carregadores, e profissionais trazidos para registrar e divulgar o evento por meio de redes sociais e produções audiovisuais.
“Tivemos até mesmo estudantes de moda. Foram 27 que tiveram a oportunidade de participar trabalhando como camareiras, como uma experiência. Então, foi muito interessante do ponto de vista do que o Film Comission pode movimentar no município”, complementou o secretário.
Para a realização do evento Miss Brasil, o município investiu cerca de R$ 1,6 milhão, tendo um retorno de mais de R$ 20 milhões em mídia. Foram 325 inserções, com reportagens publicadas em 24 Estados e nas redes sociais, com quase 10 milhões de usuários impactados. Ilhabela foi divulgada nos principais portais, revistas, emissoras de televisão, blogs e jornais de grande circulação. Se fosse pagar pela grande exposição proporcionada por essas matérias, a Administração Municipal teria que investir a quantia de R$ 11.769.980,44.
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