Ilhabela inicia semifinais da 5ª edição do “Festival Música na Escola”



Fotos: PMI


Legenda 3: Semifinais acirradas nas Escolas Municipais na seletiva no Festival Música na Escola




A música é inserida na disciplina de Artes do Ensino Fundamental I e II das escolas municipais



A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, iniciou na semana passada as semifinais da 5ª edição do “Festival Música na Escola”. A música é inserida na disciplina de Artes para os alunos do Ensino Fundamental I e II das escolas municipais.



Durante o ano letivo, os alunos escrevem as próprias composições, que recebem arranjos e ritmos, tudo acompanhado pelos “padrinhos musicais”. “As nossas crianças são verdadeiros artistas, se dedicam muito para esse festival. A cada edição elas se superam e nos mostram como é importante investirmos na música, e em projetos que dão oportunidade para saírem das ruas e mostrarem os seus talentos”, declarou o prefeito Márcio Tenório.


Nas semifinais, todas as músicas inscritas são avaliadas por três jurados, que este ano são a coordenadora de Artes e professora, Andréa Battesini; o diretor das escolas tradicionais, Adriano Leite e o convidado da Fundaci, Ednir Cezar Lumière. “É uma missão muito difícil. A cada ano, a qualidade do material apresentado é cada vez melhor. São composições lindas, e às vezes, nos surpreendemos com as vozes; essas não são julgadas, já que o intuito é incentivar a música e não descobrir novos cantores”, salientou a coordenadora pedagógica de artes, Andréa Battesini.

Cada escola terá apenas uma música, a ser apresentada no festival. “São grupos, duplas, trios ou cantores solos. Com uma grande variedade de ritmos e temas. O “Festival de Música na Escola” movimenta toda a rede municipal, as crianças ficam empolgadas com esse evento, um dos mais esperados do ano”, destacou a secretária de Educação, Yeda Lopes.


A grande final acontece no dia 24 de novembro, e serão classificadas e premiadas composições da seguinte maneira: melhor desenvoltura no palco; melhor intérprete; melhor voz; melhor ritmo; melhor arranjo; melhor melodia; melhor letra; originalidade; melhor produção; melhor conjunto; melhor instrumentista; maior aclamação popular; melhor tema; maior regionalismo e o troféu destaque.


O “Projeto Música nas Escolas” surgiu em 2012, mediante a necessidade de adequar uma metodologia para responder ao cumprimento da Lei 11.769/2008 que prevê a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas. Os professores de Artes passam por formação quinzenalmente e são eles os disseminadores do conteúdo a todos os alunos do Ensino Fundamental I e II. As aulas de música representam hoje 25% da matriz curricular da disciplina.

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