Palestra da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 chega amanhã em Ilhabela



Arte: PMI

Legenda: A Semana Nacional tem o objetivo de divulgar e socializar conhecimentos científicos e tecnológicos à sociedade não especializada.







Ilhabela recebe amanhã (17), palestra da SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) 2018, ministrada pela pesquisadora Káthia Cristina Sonoda, com o tema A Ciência dos Insetos Aquáticos, em três horários, sendo às 10h na E.M. Paulo Renato; às 14h, no Paço Municipal; e às 16h, na sede do Parque Estadual.



O evento, aberto ao púbico, tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Educação e do Meio Ambiente, além do Parque Estadual, em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).



A Semana Nacional ocorrerá até o próximo dia 21. Durante o período, as atividades da pesquisadora se concentrarão no Litoral Norte de São Paulo e Sul do Rio de Janeiro.

A SNCT 2018 tem a finalidade de divulgar e socializar conhecimentos científicos e tecnológicos à sociedade não especializada, de modo a contribuir com o desenvolvimento científico, social e humano do País, em todas as suas Unidades Federativas, em consonância com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”.



O Simpósio realizado nos dias 19 e 20 de setembro, em Brasília (DF), contou com a participação de todos os coordenadores de projetos selecionados para este ano.

Nele, houve apresentações do Secretário de área do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e coordenadores; as coordenações científica e financeira do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), fizeram sessões “tira dúvida”; e todas as propostas foram exibidas, assim como experiências prévias, já que muitos participam da SNCT, desde sua criação, em 2004.



A pesquisadora e palestrante Káthia Sonoda também apresentou seu projeto “A ciência dos insetos aquáticos”, que possui ações previstas para mais de 20 municípios em diversas regiões brasileiras.



“Nossa proposta é realizar palestras para alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas, com destaque para as periurbanas e rurais. Entretanto, o evento é aberto para outros interessados na temática. Podendo inclusive ocorrer em praças, teatros e outros lugares disponíveis no município”, esclareceu a pesquisadora.



Tema

Os insetos aquáticos têm grande importância ecológica no ambiente em que vivem, fazendo parte da cadeia alimentar (atuando como alimento e também como predadores), e devido aos diferentes graus de sensibilidade às alterações ambientais, são usados como indicadores das mesmas.



Serviço:

A Escola Municipal Paulo Renato fica na Estrada do Camarão, 453, Barra Velha. O Paço Municipal está localizado na rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, Perequê. O endereço da sede do Parque Estadual de Ilhabela é Praça Coronel Julião de Moura Negrão ,115, Vila.

Comentários

Postagens mais visitadas