Aberta a Exposição “O Banho da Dorotéia” com acervo do fotógrafo Ronald Kraag
Foto 1 – Divulgação / PMI
Foto 2 – Divulgação / PMI
Foto 3 – Edson Souza
Legenda: A Exposição segue até o dia 6 de março, no Centro Cultural da Vila
Na ocasião, também foi entregue a restauração da Casa do Caiçara, reabrindo o espaço para visitação
Aberta a Exposição “O Banho da Dorotéia”, na noite de quarta-feira (20), no Centro Cultural da Vila, pelo prefeito Márcio Tenório, acompanhando pelo secretário de Cultura, Adalberto Henrique da Silva Lopes (Beto Lopes) e pelo secretário executivo da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), Adilson Benedito do Nascimento.
Uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci, a exposição, que se estende até o dia 6 de março, é composta por fotos e informações de uma das mais tradicionais comemorações carnavalescas de Ilhabela, o Banho da Dorotéia. O acervo de imagens é do fotógrafo Ronald Kraag, que além da contribuição a sociedade com sua participação efetiva em diversos projetos sociais, ainda registra de forma espontânea, não apenas os fatos e a história de Ilhabela, mas quase todos os eventos e principais acontecimentos da cidade. Durante a cerimônia de abertura, houve apresentação musical da Banda Tia Dorotéia, em seu repertório, marchinhas de Carnaval.
O “Banho da Dorotéia” nasceu já quase 60 anos, originalmente chamado de Banho da Gerarda. Ganhou força em 1956 e saiu às ruas, com fantasias feitas de papel crepom, dando volta pela avenida e por fim, seus participantes caiam no mar, pulando do Pontão (Píer da Vila), colorindo o mar. Tradição que segue até os dias de hoje.
Na ocasião, também foi entregue a restauração da Casa do Caiçara, reabrindo o espaço para visitação. A Casa do Caiçara representa a cultura de Ilhabela. Um pedaço da história e do cotidiano dos antigos moradores tradicionais do arquipélago. Feita de pau a pique, uma técnica que consiste no entrelaçamento de madeiras verticais, geralmente bambu, preenchidas por barro. A ‘Casa’ está retratada de forma original, inclusive, sem luz elétrica, apenas sobre a luz de lamparinas.
Em sua fala, o secretário executivo da Fundaci, fez questão de agradecer todos os funcionários da Cultura e Fundação, que se empenharam para que esse evento acontecesse. “Desde a organização da exposição, quanto a restauração da Casa do Caiçara, que fizemos em quatro dias de muito trabalho”. Adilson, ainda agradeceu especialmente, o Ronald, que cedeu, gratuitamente, seu grande acervo de fotos, para a realização da exposição.
Já o secretário de Cultura, mencionou a alegria de poder vivenciar a possibilidade de preservar e a história e a cultura de Ilhabela. “O Banho da Doroteia é tradicional em Ilhabela, apesar de acontecer em outras cidades, aqui representa muito o nosso Carnaval. Isso vem sendo retratado de forma exemplar, garantindo o registro das emoções das pessoas, pelo Ronald, e hoje está presente na nossa exposição”, ressaltou Beto Lopes.
O prefeito enfatizou que fez questão de estar presente e abrir a exposição: “Não poderia deixar de prestigiar um evento tão importante para a nossa cultura, um registro da parte da nossa história”. Ao falar sobre a reabertura da Casa do Caiçara, Márcio Tenório, lembrou da sua infância, na comunidade da Praia da Fome. “Essa casinha, é símbolo da nossa cultura. Fico feliz em ter pessoas à frente da Secretaria da Cultura, com o compromisso de cumprir o que registramos no nosso Plano de Governo, resgatar a nossa cultura e manter nossas tradições”, disse o chefe do Executivo. Por fim, o prefeito agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos por mais esta realiza e lembrou que cultura faz bem à saúde.
Ainda estiveram presentes a secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Juliana Louro e, os secretários Ricardo Fazzini (Desenvolvimento Econômico e do Turismo) e José Roberto de Jesus – Beto de Mazinho (Esporte e Lazer).
Serviço:
A Exposição poderá ser visitada, gratuitamente, até o dia 6 de março, no horário de funcionamento do Museu Waldemar Belisário, no Centro Cultural da Vila, das 9h às 18h.
O Centro Cultural fica na rua da Padroeira, 140, Vila.
Comentários
Postar um comentário