Poder público e sociedade civil de Ilhabela se unem em Missão Empresarial em Gramado



Foto: Divulgação / PMI





O próximo passo da Secretaria é se reunir com o trade local para tornar mais efetivo o gerenciamento do turismo pela sociedade



A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, se uniu com a sociedade civil organizada em uma Missão Empresarial, realizada em Gramado (RS), na última semana, para conhecer o modelo de gestão do turismo da cidade.



Referência em todo o Brasil, a promoção do turismo em Gramado é realizada pela Gramadotur, autarquia que reúne entidades ligadas a diversos segmentos como restaurantes, hotéis, lojas, entre outros, na qual dois terços da formação são de iniciativa privada e um terço é composto pelo poder público, ou seja, a sociedade é maioria. Por isso, membros da Prefeitura, da sociedade civil e do trade turístico de Ilhabela, entre eles representantes do setor hoteleiro, transporte e de instituições como Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Ilhabela Convention & Visitors Bureau, Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (Acei), Instituto Ilhabela Sustentável e Associação de Moradores e Amigos de Bairros do Sul de Ilhabela (Amabsul), participaram de uma extensa programação com workshops e reuniões com esses agentes que dirigem o turismo da cidade.



A agenda de trabalho contou com a presença dos principais atores do segmento turístico de Gramado, como o presidente da Visão - Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, Pedro Andreis; o presidente da Abrasel Regional Hotências, Josiano Schmitt; o presidente do Gramado Convention & Visitors Bureau, Eduardo Zorzanello; o prefeito municipal, Fedoca Bertolucci, além do Ministério Público de Gramado, que desencadeou todo o processo da gestão turística por meio da autarquia.



Para o presidente da Acei, Rafael Moraes, foi uma experiência ímpar conhecer o modelo de gestão do turismo de Gramado para aplicar à realidade de Ilhabela. “O destino hoje é a grande referência de organização e gestão do turismo no País. Descobrir como eles chegaram a este ponto, com as pessoas que fizeram essa transformação foi muito esclarecedor. Não há uma ‘fórmula de bolo’, mas temos uma experiência que deu certo. A iniciativa privada precisa se organizar, e juntos, construir a imagem e o destino Ilhabela. Só esperar e cobrar do poder público não é o caminho, nunca foi, mas agora chegamos a um nível de organização que podemos dividir essa tarefa”, afirma.



Após conhecerem o case de Gramado, os membros da comitiva apontaram alguns exemplos que podem ser adotados e adaptados em Ilhabela. “Ficamos imersos nas palestras durante dois dias e meio, foi cansativo, mas muito elucidativo. Eu enxergo que nós temos que aprender muito sobre a captação e realização de eventos corporativos, já temos a expertise em fazer eventos esportivos, como o XTERRA, KTR e Corpore, mas precisamos fazer simpósios, conferências e encontros para melhorar a ocupação durante a semana e a baixa temporada, isso é imperativo. Referente ao atendimento em restaurantes, hotéis, pousadas, comércio em geral, eles atendem muito bem, acho que precisamos treinar a população desde a escola, com uma matéria sobre turismo, e isso acaba ajudando até no trânsito, lá não tem nenhum farol e o gramadense para na faixa, algo lindo de se ver. Temos que melhorar muito o treinamento e a educação das crianças para terminar o que eu chamo de ‘turismofobia’, não podemos ir contra o turista e sim a favor, mas infelizmente nesses últimos anos nossa receita vem do petróleo e acabamos desvirtuando um pouco isso, temos que voltar a nossa essência que é turismo. A Gramadotur é aquela empresa mista entre o público e o privado, eu acho que a gente tem que fortalecer as entidades de classe da cidade e lutar para fazer algo parecido, temos que entender que Ilhabela está precisando disso e a hora é agora”, disse o proprietário hoteleiro Adriano Vanderstappen.



“A missão foi muito bem preparada e esclarecedora. Estivemos com todos os principais players conversando longamente. Para mim ficou claro que esse caminho – da participação direta da sociedade e empresariado a nível decisório e executivo – é o que garante uma diretriz e a continuidade autossustentável do turismo de Gramado. É claro que deve ser adaptado à nossa realidade aqui na ilha que é diferente da deles, mas é o canal para manter um norte o mais independente possível dos humores e mudanças na política. Isso garante os empregos e a participação efetiva que a população precisa”, conta a representante da Amabsul, Regina Batista Pereira.



“Achei a iniciativa do secretário um importante passo para o turismo de Ilhabela. Gramado, sem dúvida alguma, está bem adiantado em sua organização turística e união da iniciativa privada com a pública para o desenvolvimento do foco em turismo da cidade. Foi um aprendizado para nós, da iniciativa privada, em como devemos nos organizar e focar o turismo como único meio de subsistência no futuro de Ilhabela. Gramado tem muitos dos mesmos problemas que nós temos, porém a Gramadotur em consonância com a Secretaria de Turismo e as entidades privadas da cidade não deixam esses problemas atrapalharem o desenvolvimento turístico. Um dos passos mais importantes será ter uma consultoria com muita experiência que nos ajude a aplicar a metodologia e montagem dessa estrutura, que deu muito certo lá. Fazer as costuras políticas, de organização da iniciativa privada e das entidades locais para alcançarmos os mesmos objetivos. Precisamos trabalhar muito agora, nos organizarmos e batalhar para montar uma estrutura parecida, guardadas as especificidades de nossa ilha. Pode parecer que Gramado e Ilhabela são bem diferentes, mas não, somos almas gêmeas no sentido turístico e até como cidades de pequeno porte, com as mesmas dificuldades quanto ao acesso, preservação e população. Até a sazonalidade seria um ponto comum, em diferentes épocas do ano, porém eles venceram essa deficiência com muita inteligência, foco, trabalho e união. Agora só depende de nós fazer acontecer, iniciativa pública e privada”, disse o representante do Ilhabela Convention & Visitors Bureau, Thiago Carvalhaes Hossri.



“Acreditamos que o destino está vivendo sua ‘grande virada’, ou seja, vai candidatar-se à responder, com o aprendizado do case Gramado, evidentemente resguardadas as nossas diferenças e particularidades, a pergunta que sempre fazemos ‘Qual a Ilhabela que queremos?’ e o mais importante, iremos construí-la juntos. O planejamento da Secretaria de Turismo tem um forte viés para capacitar o destino Ilhabela para ser um dos grandes destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura do País, poderemos assim preservar e trabalhar junto com o nosso maior parceiro, o Parque Estadual de Ilhabela”, comentou Inez Ferreira, representante do Instituto Ilhabela Sustentável.



O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, afirma que a importância dessa viagem técnica não foi somente conhecer o modelo de gestão do turismo local, mas proporcionar essa experiência ao trade e a sociedade. “Não fomos a Gramado ver como faz turismo e não é intenção de Ilhabela se espelhar como cidade turística, nós fomos conhecer um modelo de gestão em que a sociedade e o trade de turismo participe mais. Essa reunião poderia ter sido feita em qualquer outro lugar, o que importou foi ter as pessoas que nos mostraram outras experiências e nós pudemos debater a maneira que a gente pode trabalhar um modelo de gestão mais atualizado, participativo e de vanguarda, que já é planejamento da nossa pasta”, explica.



Fazzini também constatou que “Ilhabela tem um processo desenvolvido em relação aos projetos e planos contidos no PPA e na LDO, que são positivos em relação ao turismo que queremos para a cidade, baseado e elencado em sustentabilidade e turismo de natureza, que somam ao combate da sazonalidade”, conclui.



De acordo com o prefeito Márcio Tenório, o próximo passo é reunir o trade local. “Precisamos fortalecer mais nossas instituições, pois lá os segmentos são muito unidos e têm poder de decisão, que é uma premissa desta gestão. Pretendemos tornar mais efetivo o gerenciamento do turismo pela sociedade, por meio de uma entidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas